Rio 2016
  • Oferecimento:

BELO HORIZONTE

Alemanha tem novo sucesso no Mineirão, bate Canadá e vai à final olímpica no futebol feminino

Com torcida contrária em BH, alemãs vencem por 2 a 0 e brigam por ouro inédito

postado em 16/08/2016 18:17 / atualizado em 16/08/2016 19:59

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Não foi como na goleada história contra o Brasil, por 7 a 1, na Copa do Mundo de 2014. Tampouco, como o massacre por 10 a 0 sobre o frágil Fiji, na chave masculina do futebol dos Jogos Olímpicos do Rio’2016. Mas a Alemanha voltou a ter sucesso no Mineirão, nesta terça-feira. Com o estádio bastante vazio e torcida contrária, a Seleção Alemã bateu o Canadá, por 2 a 0, e garantiu classificação à final olímpica do futebol feminino. Behringer e Däbritz marcaram os gols da vitória germânica.

Apesar da dificuldade no início do torneio, a Alemanha, bronze nas Olimpíadas de 2004 e 2008, demonstrou atuação segura em Belo Horizonte e conseguiu a chance de brigar pela inédita medalha de ouro no futebol feminino. A adversária na decisão será a Suécia, algoz do Brasil na outra semifinal, com vitória nos pênaltis. A final olímpica está marcada para esta sexta-feira, às 17h30, no Maracanã. Já o Canadá, que tinha 100% de aproveitamento até a semifinal – incluindo vitória sobre as alemãs na fase de grupos -, disputa o bronze contra a Seleção Brasileira no mesmo dia, às 13h, em São Paulo.

Canadá conquista a torcida

A maioria da torcida no Mineirão demonstrou apoio às canadenses desde o primeiro minuto de jogo. Os gritos de “olê, olê, olê, olá, Canadá, Canadá” foram entoados com muita freqüência durante a etapa. A cada jogada mais efetiva da Alemanha, uma sonora vaia surgia como aliada da defesa norte-americana. Aos 12 minutos, os poucos torcedores no estádio chegaram a comemorar gol da seleção vermelha, em cabeçada de Janine Backie, aproveitando bom cruzamento de Lawrence. Mas a bola tocou na rede pelo lado de fora, para susto da goleira alemã Schult.

Apesar do incentivo das arquibancadas, o domínio da partida era da Alemanha, que abriu vantagem aos 21 minutos. A atacante Alexandre Popp foi lançada na ponta esquerda, invadiu a área e foi derrubada por trás com um carrinho desnecessário da zagueira Buchman: pênalti. Na cobrança, a meio-campista Behringer soltou uma bomba no meio do gol e abriu o placar no Mineirão: 1 a 0.

Em desvantagem, o Canadá passou a atacar mais, manteve maior posse de bola e criou chances para empatar a partida. Com a Alemanha fechada na entrada da área, Lawrence arriscou chute de forte de longa distância, e Schult segurou no firme. O lance trouxe novamente à tona os gritos de apoio para as canadenses. Beckie e Sinclair também ameaçaram, porém falharam nas conclusões. A principal oportunidade foi aos 45 minutos, com Buchman, que quase se redimiu do pênalti cometido. Após cobrança de escanteio, a zagueira subiu bem e tocou de cabeça. A bola passou pela goleira alemã, mas a defensora Krahn, em cima da linha, evitou o empate.

Alemanha suporta pressão e garante vitória

A Alemanha foi para cima no início do segundo tempo e teve chance de ampliar o placar logo aos 2 minutos. Dabritz recebeu na área, limpou e bateu forte, mas a goleira canadense Labbé fez grande defesa. Aos 14min, Dabritz teve outra oportunidade e não desperdiçou. Em rápido contra-ataque, a meia foi lançada na área, puxou para a perna esquerda e mandou para a rede, marcando belo gol: 2 a 0

O Canadá não se abateu com o segundo gol sofrido e pressionou bastante, sempre empurrado pela torcida no Mineirão. Aos 22min, Sinclair ganhou disputa de bola na grande área e tocou no canto direito. Schultz, no entanto, tocou com as pontas do dedo e impediu o gol. A goleira alemã ainda realizou outras boas defesas nas finalizações de Scott e Rose.

As canadenses continuaram bravamente em busca do gol. No entanto, as jogadas se resumiam mais a lançamentos desesperados para a área, facilitando os cortes da Seleção Alemã. As germânicas se mantiveram firmes na defesa e seguraram o resultado. A valentia do Canadá levou à torcida ao delírio nos instantes finais da partida, principalmente quando a goleira Lebbé foi à grande área adversária para tentar o cabeceio em lance de escanteio.Ao fim da partida, comemoração alemã e choro das esforçadas canadenses, bastante aplaudidas.

Tags: alemanha canadá futebol futinternacional alemanhafut

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.