Rio 2016
  • Oferecimento:

RIO 2016

Capa de revista americana critica Brasil por epidemia de zika durante a Olimpíada

Ilustrador responsável também destaca problemas de infraestrutura para os Jogos

postado em 01/08/2016 11:15 / atualizado em 01/08/2016 11:18

Reprodução
A revista americana The New Yorker divulgou nesta segunda-feira a capa da próxima edição. A publicação traz em destaque uma crítica ao Brasil, país sede dos Jogos Olímpicos deste ano. A ilustração da revista mostra corredores sendo atacados por mosquitos, em alusão ao Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.

A capa foi ilustrada por Mark Ulriksen. Ele explica em um breve texto por que criou a capa.

"Eu sempre amei a Olimpíada. Especialmente os Jogos de Verão. Mas os próximos Jogos Olímpicos no Rio já apresentam as derrapagens de custos inevitáveis e infraestrutura crítica que pode ou não ser concluída a tempo, águas poluídas para os eventos de remo, e alegações de doping contra a Federação Russa. E sim, para completar isso tudo, o vírus transmitido por um mosquito que está espantando espectadores e atletas. Parece um perfeito microcosmo para a era de ansiedade que estamos vivendo", escreveu o ilustrador.

O temor ao vírus da zika já fez com que vários atletas, de diversos países, cancelassem a participação nos Jogos do Rio. Outro caso a respeito do temor ao mosquito foi o da goleira da Seleção Americana de futebol feminino, Hope Solo, que publicou em sua conta no Instagram uma foto com roupa de proteção e repelente para mostrar que estava preparada para viajar para o Rio de Janeiro.

A revista The New Yorker é publicada desde 1925 e é uma das principais dos Estados Unidos, tendo grande repercussão até fora de Nova York.
O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.