O primeiro embate entre os dois ocorreu na Fonte Nova, em 1993. Aquela foi a estreia de Ronaldo pelo Campeonato Brasileiro. Ele marcou um gol na vitória por 3 a 1.
No segundo jogo do Nacional, no Mineirão, goleada celeste por 6 a 0. Ronaldo balançou as redes cinco vezes. Ainda é o maior goleador do clube numa só partida do Campeonato Brasileiro – recorde igualado por Alex, em 2003.
Um dos gols desse massacre sobre o clube baiano entrou para antologia do futebol. Após a defesa de um chute, o ex-goleiro Rodolfo Rodríguez soltou a bola para reclamar com a defesa. Esperto, Ronaldo aproveitou a bobeira, roubou a bola e marcou.
"Eu já estava encerrando a carreira. Já tinha mais de 20 anos de profissão. Do jogo no Mineirão, lembro que foi a única vez em que levei seis gols em uma partida", explica Rodolfo Rodríguez.
No término do jogo, Ronaldo, surpreso com a forma insólita do gol, interpelou um repórter sobre o lance: “Gravou aquele ali? (referindo-se ao gol)”, disse sorrindo.
"Ele estava atrás e eu não o vi. Quando fui pegar a bola que estava no chão, ele já tinha feito o gol. Ronaldo era um atacante atento a tudo, não desistia dos lances", conta o ex-goleiro, que preferiu não se prolongar sobre o assunto.
CLIQUE NO BOTÃO INICIAR PARA NAVEGAR PELO INFOGRÁFICO