O QUE DEU CERTOConforto Cadeiras retráteis e numeradas, ângulo de visão que possibilita ao espectador acompanhar de perto os lances da partida, elevadores de acesso e sanitários bem distribuídos aumentaram a sensação de conforto do torcedor
Identificação da torcidaA volta de Atlético, Cruzeiro e América a BH, depois de mais de dois anos atuando na Arena do Jacaré, elevou o espírito de confiança dos torcedores. Decepcionados com a campanha dos principais times de Minas no Brasileiro’2011, atleticanos, cruzeirenses e americanos tiveram grande identificação com a arena, tanto na crescente procura por ingressos quanto nos coros das arquibancadas, transformando o local em autêntico caldeirão.
Desempenho dos mineirosMotivados pelo calor da torcida e pelo fim das viagens a Sete Lagoas, os times iniciaram o Nacional apresentando bom rendimento. Atlético e América são líderes nas Séries A e B, respectivamente, enquanto o Cruzeiro ocupa a quinta posição na Primeira Divisão.
Incentivo ao transporte públicoCom estacionamento restrito no entorno, a extensão do horário de funcionamento da Estação Horto do metrô em alguns jogos até as 23h e a criação de linha ônibus exclusiva para o estádio (a 66, Independência x Centro) levou muita gente a optar por deixar o carro em casa.
Credenciamento de moradores na áreaA exigência de carteira de identificação a moradores reduziu o acesso de veículos a apenas quem vive no entorno do Independência. Resultado: nada de flanelinhas, estacionamentos irregulares ou carros dificultando a passagem dos espectadores (e dos próprios habitantes).
O QUE DEU ERRADO
Visibilidade nas arquibancadas superioresA escolha de um modelo inadequado de grades de ferro, durante a construção, resultou em um ponto cego que afeta 24% da capacidade do estádio (cerca de 6 mil torcedores). Para compensar os erros, o Ministério Público Estadual forçou a venda de ingressos do setor com 50% de desconto até que o problema seja solucionado.
Costume da torcida em assistir aos jogos de péA inclinação mais forte das arquibancadas pode até ser novidade para os mineiros, mas não justifica o fato de muitos torcedores insistirem em ver as partidas de pé, obstruindo a visão de quem está sentado atrás.
Ingressos restritosA restrição de boa parte das entradas – já limitadas pela capacidade de 23.018 – aos setores de R$ 100 e R$ 200 afugenta boa parte da torcida de menor poder aquisitivo. Que se engalfinha nas filas em busca do bilhete
Sinal de internet e celularFazer ou receber uma ligação durante o jogo é difícil, pela ausência de sinal entre os setores. Situação agravada pelos problemas de conexão de internet 3G, que prejudica também o pessoal da imprensa
O QUE PODE MELHORAR
Lanches caros e sem tropeiroSalgados cobrados a R$ 5, refrigerantes a R$ 4 e a ausência dos tradicionais bolinhos de feijão e feijão- tropeiro foram sentidos pelo público. Muitos torcedores optam por chegar minutos mais cedo para saborear o tropeiro nos bares abertos no entorno, que faturam alto com a clientela reprimida. Preços mais acessíveis motivariam a torcida a consumir os pratos dentro da arena.
AcessibilidadeA geografia íngreme das ruas Ismênia Tunes e Pitangui não ajuda em nada. Monitores da BWA (os chamados stewards) auxiliam o acesso e há lugar garantido dentro da arena, mas portadores de necessidades especiais não conseguem ver as partidas. Tudo por causa do costume de muitos torcedores de assistir aos jogos em pé, à frente até de quem não pode se levantar. A criação de novos espaços reservados a portadores de necessidades nos prédios laterais seria uma forma de resolver o incômodo.
Estacionamento para 130 carrosOutro detalhe do projeto que causa controvérsia, o estacionamento só foi aberto ao público no último fim de semana. Mesmo assim com capacidade limitada: 130 vagas, disponíveis para anualistas (ao preço que varia de R$ 500, para torcedores do América, a R$ 900, para atleticanos e cruzeirenses), ou de R$ 30 a R$ 45 por jogo. Novas áreas de estacionamento – administradas por empresas terceirizadas, como ocorre nas vagas subterrâneas da Ismênia Tunes –poderiam atender a grande demanda reprimida.