Superesportes

CRUZEIRO 100 ANOS

Cruzeiro no Mineirão: grandes títulos e estatísticas ano a ano desde 1965

Ao longo da história, Raposa alcançou aproveitamento de 69,26% no estádio

Rafael Arruda Tiago Mattar
Mineirão é a casa do Cruzeiro desde 1965 - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press

É impossível pensar 100 anos de Cruzeiro sem lembrar imediatamente de Mineirão. Palco das principais glórias celestes desde 1965 - casos de Libertadores, Supercopa, Brasileiros e Copas do Brasil - o Gigante da Pampulha marcou a história de grandes ídolos que vestiram a camisa cinco estrelas. 



Desde os primeiros anos de vida, o estádio viu, de perto, crescer a turma de jovens formada por Tostão, Piazza, Dirceu Lopes e Raul, que acabou batendo Santos de Pelé por 6 a 1 antes de levantar o troféu da Taça Brasil de 1966. No início dos anos 2000, abriu as portas para Alex e companhia vencer logo três títulos em 2003: Estadual, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil - todos eles comemorados no Mineirão.

A trajetória de conquistas se manteve firme, com destaque para o Campeonato Brasileiro de 2014 - na vitória por 2 a 1 sobre o Goiás -, e a Copa do Brasil de 2017, quando um Mineirão lotado pôde acompanhar a Raposa vencendo o Flamengo nos pênaltis, no segundo jogo da grande decisão.
 
Por outro lado, o estádio também foi palco do momento mais triste dos 100 anos do Cruzeiro. Em 8 de dezembro de 2019, o clube acabou rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro após derrota por 2 a 0 para o Palmeiras. As arquibancadas viraram um palco de guerra.



No infográfico abaixo, além de algumas curiosidades, você pode navegar pelos números do Cruzeiro no Gigante da Pampulha desde 1965 - vitórias, derrotas, empates, aproveitamento. Utilize a tabela para pesquisar os números ano a ano ou classificar as colunas no parâmetro que desejar.



Não conseguiu visualizar o infográfico? Clique aqui para recarregar a página!