Embora Mano Menezes tenha contrato até dezembro e só admita conversar sobre futuro com a nova diretoria na próxima semana - está em tratamento de saúde em São Paulo -, a tendência é mesmo que ele deixe o Cruzeiro. Nem mesmo o título da Copa do Brasil e a classificação para a Libertadores de 2018 devem mudar seus planos de voltar ao mercado paulista. São Paulo e Palmeiras estão de olho no treinador cruzeirense.
E o substituto?
A diretoria já tinha conhecimento dessa intenção há algumas semanas e, internamente, começava a discutir nomes, até para adiantar o planejamento e não ser pega de surpresa com a saída do gaúcho de 55 anos.
Numa eventual confirmação da saída de Mano Menezes, os nomes preferidos do então vice-presidente de futebol Bruno Vicintin eram Levir Culpi, hoje no Santos, e Abel Braga, do Fluminense. Já o gerente de futebol Tinga não esconde sua admiração por Roger Machado, com quem jogou no Grêmio entre 1997 e 2003. Pessoas próximas dizem que Tinga considera o ex-treinador de Grêmio e Atlético uma grande novidade no mercado e com potencial para fazer um trabalho consistente de longo prazo.
'Politicamente estável'
O furacão que passou pela diretoria do Cruzeiro após a vitória de Wagner Pires de Sá na eleição presidencial deixa o planejamento na estaca zero e torna a permanência de Mano ainda mais complicada. O técnico sempre confidenciou a amigos que prefere trabalhar em clubes estáveis politicamente. Menezes sonha dirigir o São Paulo - onde seu auxiliar, Sidnei Lobo, foi volante na era Telê -, mas também vê a instabilidade do Tricolor nesse aspecto extra-campo como algo ruim.
De olho na grana
Já o poderio econômico do Palmeiras, bancado pela Crefisa, cativa o treinador cruzeirense. Além de estar valorizado com o título da Copa do Brasil e se dar ao luxo de poder escolher para onde quer ir em 2018, Mano poderia armar o seu time dos sonhos. No Cruzeiro, que chegou a atrasar salários este ano e que está com dívida total crescente, o comandante tem ciência que terá dificuldades de competir de igual para igual no mercado com os paulistas.
Cruzeiro sonha com permanência
O fato é que Itair Machado, novo homem forte do futebol de Wagner Pires de Sá, já conversou com James Freitas, um dos auxiliares de Mano, e mostrou suas ideias para o futebol do Cruzeiro em 2018. Nos próximos dias, ele quer se reunir com Mano Menezes para tentar convencê-lo a ficar na Toca. A missão será muito complicada. Resta saber quem será o plano B da nova diretoria. Com Vicintin fora e Tinga perto de se despedir, os alvos podem mudar.