Dia 18 de setembro. Em um intervalo de pouco mais de 12 horas, o Conselho do Atlético votará um dos projetos mais ambiciosos dos 109 anos do clube: o estádio do Galo. Mas como será a votação? Quantos conselheiros estão aptos a votar? Quantos votos são necessários para a aprovação? E até que horas o torcedor do Atlético saberá se o clube vai avançar ou não com o sonho de ter uma casa própria? A coluna Jogo Rápido procurou o presidente do Conselho, Rodolfo Gropen, e a secretaria do colegiado alvinegro para tirar todas as dúvidas.
Passo a passo
Os trabalhos serão abertos às 8h30, em primeira convocação, com a presença de dois terços do número total de conselheiros. Uma segunda chamada será feita às 9h, com a presença de qualquer número de conselheiros. A partir daí, a diretoria executiva do Atlético apresentará todo o projeto do estádio. Entre os pontos mais polêmicos está a venda de 50,1% do Shopping Diamond Mall por R$ 250 milhões. A previsão é que a apresentação dure aproximadamente três horas. A intenção de Rodolfo Gropen é dar início à votação às 12h.
Sem sigilo
O voto será nominal e aberto. O votante deve apresentar carteira de conselheiro ou documento de identidade. A cédula será impressa e personalizada. O presidente do Conselho espera anunciar a decisão até as 21h.
Quem vota?
Atualmente, o Atlético tem 401 conselheiros, divididos em cinco categorias (Grande Beneméritos, Beneméritos, Natos e Eleitos). Não haverá peso diferente para cada tipo de conselheiro na votação do estádio. Estão aptos a votar 391, pois dez integrantes do colegiado atleticano estão licenciados. Alguns deles são funcionários ou trabalham na diretoria. Para que possam votar, eles precisam entregar o cargo.
268, o número
São necessários dois terços do número total de conselheiros para a aprovação do projeto do estádio do Galo (268 votos).