None

COLUNA DO JAECI

Fase final definida: Galo x URT e Cruzeiro x América

'A volta de Dedé também é outro ponto a ser comemorado. Em forma, ao lado de Caicedo, o clube terá, talvez, a melhor dupla de zaga do país'

postado em 10/04/2017 12:00 / atualizado em 10/04/2017 10:12

Bruno Cantini/Atlético - Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Domingo no parque? Não. Domingo no Mineirão, às 11h, horário excepcional, onde as pessoas de bem vão e voltam para casa em segurança. Além de poder almoçar com os familiares. Pena que a partida entre Cruzeiro e Democrata era praticamente amistosa, pois o clube azul já havia garantido a segunda colocação geral na competição. Valeu pela volta de Fábio, um gigante no gol, ídolo da torcida, e por vermos Dedé recuperando sua boa forma, e até fazendo gols. A vitória, com o time reserva, gols de Dedé e Ábila, foi apenas um aperitivo para o grande jogo de quinta-feira, pela Copa do Brasil, contra o São Paulo. Eu diria que foi um treino de luxo. O adversário na fase final será o América, que terminou em terceiro lugar. O mesmo aconteceu com o Atlético, em Poços de Caldas, quando o técnico Roger Machado entrou em campo com o time reserva, poupando os titulares para a Libertadores, quinta-feira, no Horto –que deverá ferver como um caldeirão –, contra o Sport Boys, da Bolívia. Garantido na primeira colocação geral, no Mineiro, o Atlético foi derrotado por 2 a 1. Fez péssima partida e mostrou um time fraquíssimo. Marlone fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra, porém, Luiz Eduardo e Cristiano, este marcando um golaço, fizeram o alvinegro sofrer sua segunda derrota. O adversário da fase final será a URT.

Quinta cheia
Enquanto treinaram no Campeonato Mineiro, em dois jogos que para eles nada valia, Atlético e Cruzeiro se preparam para a quinta-feira cheia. O alvinegro receberá o Sport Boys, da Bolívia, que deverá ser goleado no Horto. A partida vale pela Libertadores, competição que o Galo tenta ser bicampeão. Não espero outro resultado que não seja uma vitória expressiva. Roger Machado descansou seus titulares, preservando-os para o jogão. O adversário é de terceira linha do futebol mundial. O Atlético está devendo em termos de qualidade, pois, nos dois jogos contra o Cruzeiro, esteve abaixo de qualquer crítica. Não é com esse futebol que chegará ao seu objetivo. Recebi algumas mensagens concordando sobre a necessidade de o Galo buscar um camisa 10 de verdade, já que a maioria, assim como eu, não acredita em Cazares e Otero. O grande problema é que não há jogadores disponíveis nessa posição. Cabe a Roger Machado buscar no próprio grupo a solução. Já sugeri o recuo de Robinho, para que ele possa exercer essa função. Tem talento, é inteligente e possui boa visão de jogo. Vitória, quinta-feira, é obrigação moral para que o torcedor acredite na conquista da competição sul-americana.

O Cruzeiro também poupou seus titulares na partida contra o Democrata, pois tem parada duríssima pela Copa do Brasil, contra o São Paulo, no Morumbi. Quatro vezes campeão da competição, busca seu quinto título para se igualar ao Grêmio, maior campeão. A novidade ontem foi a volta do goleiro Fábio, afastado dos gramados depois de uma séria cirurgia no joelho. Ídolo da torcida, é uma segurança a mais, embora o reserva, Rafael, tenha se saído muito bem durante todo esse período. Até aqui, o Cruzeiro jogou contra ninguém na Copa do Brasil. Este será seu primeiro grande teste. Pelo que tenho visto da equipe azul, ela é bem compacta, com jogadores de qualidade e futebol vistoso. Não será fácil vencer o tricolor paulista em São Paulo. Como a segunda partida será no Mineirão, praticamente daqui a um mês, um empate, com gols, seria um resultado interessante, pois o gol fora de casa funciona como critério de desempate. Hoje, porém, vejo o Cruzeiro mais forte e melhor que o São Paulo. Gosto de grandes jogos, e, dessa forma, o torcedor azul poderá tirar conclusões sobre em que estágio realmente o time azul está. A volta de Dedé também é outro ponto a ser comemorado. Em forma, ao lado de Caicedo, o clube terá, talvez, a melhor dupla de zaga do país.

Coadjuvante
Quando digo que Neymar precisa ser protagonista em outro grande time da Europa, alguns contestam. O Barcelona foi derrotado pelo Málaga por 2 a 0, no fim de semana, quando tinha tudo para encostar no líder, Real Madrid. Porém, quando Messi – este sim o grande protagonista – joga mal, Neymar não consegue fazer a diferença. E, para complicar, acabou expulso. Já passou da hora de seu estafe enxergar que ele precisa sair do Barça, onde Messi reinará enquanto quiser. O Real Madrid tem três pontos a mais que o rival, com um jogo a menos, a poucas rodadas do fim do Campeonato Espanhol.

Tags: cruzeiroec atleticomg americamg