2

Definitivamente, as coisas não estão funcionando no Atlético

É preciso entender o que está fazendo com que esses atletas do Galo sofram mentalmente na hora de jogar, e tratá-los

20/08/2022 21:51 / atualizado em 20/08/2022 21:57
compartilhe
Bob Faria: 'Definitivamente, as coisas não estão funcionando no Atlético'
foto: Gladyston Rodrigues/EM/DAPress

Bob Faria: 'Definitivamente, as coisas não estão funcionando no Atlético'


Mais uma derrota do Atlético. Definitivamente as coisas não estão funcionando.  O problema maior não é perder para o Goiás. Mas ser ineficiente e ineficaz ao mesmo tempo.

Há uma nuance entre essas duas palavras. Eficiência é executar uma tarefa de maneira bem-feita. Com qualidade, competência. Tem mais a ver com o modo como se faz algo. Eficácia é cumprir um objetivo. É chegar a uma meta, fazer o que precisa ser feito. O Atlético não tem sido eficiente, e isso reduz muito as chances de ser eficaz.

Acho até que houve uma melhora no posicionamento tático do time em relação aos últimos jogos. As linhas mais compactadas, o bloco mais junto, como gostam de dizer os treinadores. E por causa disso, conseguiu fazer até um bom primeiro tempo contra o Goiás. Mesmo no segundo tempo, pode-se dizer que até errar e levar o gol, foi eficiente! Mas nem sempre eficiência garante o alcance de um objetivo. É preciso ser também eficaz.

Num jogo de futebol, nada adianta jogar com excelência em relação ao adversário, e simplesmente não cumprir a meta, que no caso é fazer mais gols do que levar.

Quando o treinador fala que está faltando confiança e tranquilidade, ao contrário do que se pensa, ele não está falando de coisas subjetivas. Fatores psicológicos mexem sim, e muito, com o desempenho profissional de qualquer um, inclusive de atletas. Então é algo para se prestar atenção. 

Cuca não está falando de atributos físicos, técnicos, ou dificuldade de entender o plano tático. Ele está falando em falta de confiança ou concentração na hora de dar um passe, de bater pro gol, de dominar uma bola. É preciso entender o que está fazendo com que esses atletas sofram mentalmente na hora de jogar, e tratá-los.

Fato é que, escondê-los da imprensa, como fizeram ao final da partida, ou fingir que tudo é uma curva natural não vai contribuir em nada para solucionar o problema. O time vai continuar cada vez mais ineficiente, e ineficaz.



Compartilhe