A decisão da Copa América entre Brasil e Peru terá uma bola desenvolvida especialmente para a partida. Para o jogo deste domingo (7), às 17h, no Maracanã, a Nike apresentou a Merlin Rabisco. Além das novas cores (preto e o dourado), a bola terá a data do duelo decisão, o nome do estádio e a bandeira dos países do confronto. A edição especial é uma homenagem à final do mais antigo torneio de seleções do mundo.
Saiba mais
Segundo o Comitê Organizador Local, a Rabisco nasceu com um design que valoriza a cultura de rua trazendo características dos grafites espalhados pelo País. O swoosh, logomarca da Nike, aparece com uma pintura que simulou a tinta do spray escorrendo.
Há, ainda, cinco estrelas, referência ao número de vezes em que o Brasil foi sede da competição, além da marca oficial da Copa América e o selo de certificação de qualidade da Fifa.
De que é feita a redonda?
Fora as alterações estéticas, não há modificações na redonda. A bola da final mantém as mesmas características técnicas da utilizada em todo o torneio. No lugar da construção tradicional de 12 para apenas quatro painéis, diminuindo o número de emendas em 40% e eliminando pontos duros. A ideia é aumentar a superfície de impacto e criar um ponto ideal para chute mais preciso.
A bola da final da Copa América tem em sua composição uma bexiga de látex, em substituição à tradicional borracha, que fica envolvida em materiais próprios para promover uma pressão de ar mais consistente e manter a sua forma. As ranhuras com gravuras e tintas 3D projetadas para secar em níveis e locais que variam em milímetros elevam-se à medida que secam durante o processo de impressão, melhorando ainda mais a aerodinâmica e o toque da bola.
E uma das principais inovações da Rabisco foi a utilização, pela primeira vez, da tecnologia All Conditions Control (“Controle em Todas as Condições” – ACC) em uma bola de futebol para fornecer o melhor toque e controle em todas as condições climáticas e de campo.
%uD83C%uDF1F As 5 estrelas representam as vezes que o Brasil foi sede da Copa América. %uD83D%uDD8C O desenho está inspirado nas artes urbanas visíveis em todos os cantos do Brasil.
A 46ª edição do torneio mais antigo de seleções do mundo e que retornou ao Brasil depois de 30 anos, é disputada em seis estádios em cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e por 12 Seleções participantes. Em campo, nove títulos da Copa do Mundo da FIFA reunidos e algumas das maiores estrelas do futebol mundial.
Além dos dez países sul-americanos membros da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) - (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) - participaram como convidadas as seleções de Japão e Catar.