Copa América
None

COPA AMÉRICA

Magia aparece em lampejos, e possível 'adeus' de Messi ao Mineirão tem vitória do Brasil sobre a Argentina

Craque entrou em campo no Gigante da Pampulha pela quinta vez

postado em 02/07/2019 23:23 / atualizado em 03/07/2019 01:59

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)</i>
A noite desta terça-feira foi histórica para o Mineirão. Além de ter sido palco do clássico entre Brasil e Argentina pela semifinal da Copa América, o estádio pode ter recebido pela última vez um dos maiores jogadores de todos os tempos. Lionel Messi fez mágica - ainda que em poucos momentos -, mas não conseguiu o ‘milagre’ de comandar a irregular seleção alviceleste rumo à decisão.

É provável que a derrota por 2 a 0 tenha sido a última partida do craque argentino em Belo Horizonte. Messi dificilmente retornará ao Mineirão, a menos que o clássico entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, seja disputado mais uma vez na capital mineira.



O jogo de Messi


Numa Argentina pouco operante ofensivamente no começo do jogo, a magia de Lionel Messi impressionava mais que o habitual. Posicionado atrás de Sergio Agüero e Lautaro Martínez, o camisa 10 flutuou, no primeiro tempo, entre o lado direito do ataque e a faixa central do campo. E bastaram esses dois setores para que o craque desequilibrasse. Ou quase.

Faltou maior precisão aos companheiros de ataque. Aos 29’ da etapa inicial, Messi - que travou firme duelo com Casemiro - cobrou falta para Agüero testar no travessão. Em seguida, partiu do meio-campo, fez fila na marcação brasileira e abriu para o atacante do Manchester City finalizar. Marquinhos travou o chute.

A insistência de Messi continuou. Aos 37’, ele dominou, sob pressão, e fintou dois marcadores. Adiantou demais, mas deu um carrinho para retomar a bola na intermediária, avançar e finalizar por cima.

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)</i>


No segundo tempo, a pressão argentina foi aumentando aos poucos. Messi, como sempre, era o responsável pelas principais jogadas da equipe alviceleste. Aos 11’, o craque acertou a trave. Na sobra, ele cruzou para o meio da área, mas não havia ninguém para empurrar para as redes. 

Aos 20’, Messi foi parado por Alisson. O goleiro - que já havia vencido, com as camisas da Roma e do Liverpool, duelos mata-mata contra o argentino do Barcelona - evitou um golaço após cobrança de falta. Mas a situação ficou muito complicada quando Roberto Firmino, após grande jogada de Gabriel Jesus, fez 2 a 0 para o Brasil. Daí em diante, o craque pouco apareceu.



'Casa' de Messi


Foi a quinta vez do craque argentino no Mineirão. A primeira foi em 2008, no empate sem gols com o Brasil, pelas Eliminatórias. Depois, Messi brilhou ao marcar no finzinho o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Irã, na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014. O camisa 10 atuou ainda na derrota por 3 a 0 para a Seleção Brasileira, pelas Eliminatórias, em 2016.

Em 2019, Messi já havia jogado no Mineirão. No dia 19 de junho, o jogador do Barcelona fez, de pênalti, o gol do empate da Argentina por 1 a 1 com o Paraguai. A partida valeu pela segunda rodada do Grupo B da Copa América.


Messi no Mineirão


Brasil 0 x 0 Argentina - 18 de junho de 2008, pela sexta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010

Argentina 1 x 0 Irã - 21 de junho de 2014, pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo

Brasil 3 x 0 Argentina - 10 de novembro de 2016, pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018

Argentina 1 x 1 Paraguai - 19 de junho de 2019, pela segunda rodada do Grupo B da Copa América

Brasil 2 x 0 Argentina - 2 de julho de 2019, pela semifinal da Copa América

Tags: craque seleção brasil argentina mineirão messi futinternacional