Vinícius Júnior usou suas redes sociais, nesta quarta-feira (8), para se solidarizar com Yago Mateus, jogador de basquete da Seleção Brasileira.
O armador da Seleção Brasileira foi vítima de racismo durante a partida entre o Ratiopharm Ulm e Club Joventut Badalona, pela Eurocopa, na Espanha.
"Comecem a punir essas pessoas ou voltaremos como era antes. Mas enquanto não fazem nada, seguiremos na luta pelo nosso. Força meu mano!", escreveu Vinícius Jr.
Comecem a punir essas pessoas ou voltaremos como era antes. Mas enquanto não fazem nada, seguiremos na luta pelo nosso. %uD83D%uDDA4%u270A%uD83C%uDFFF força meu mano! %uD83E%uDD7A%u270A%uD83C%uDFFF https://t.co/Z2GLEAIRbu
%u2014 Vini Jr. (@vinijr) February 8, 2023
Yago, que joga no Ratiopharm, da Alemanha, foi hostilizado por uma torcedora do Club Joventut Badalona. A mulher aparece gritando "mono" —macaco em espanhol— em direção ao atleta.
O Badalona publicou uma nota afirmando que repudia o ocorrido. O clube encaminhou as imagens às autoridades para que possam ser analisadas.
O brasileiro comentou que não ouviu as ofensas durante o jogo. "Graças a Deus eu não ouvi na hora porque não sei qual seria a minha reação. (...) É revoltante e triste ver que isso acontece, é uma coisa recorrente no esporte, no mundo de hoje, e estamos muito longe ainda da conscientização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude", disse em um comunicado.