
Cruzeiro fará primeiros jogos em uma categoria profissional de basquete desde retorno à modalidade, em abril de 2021
Saiba mais
O outro clube mineiro no Brasileiro da CBB é o Praia Clube, de Uberlândia, cidade do Triângulo. Blumenau-SC, Vitória-BA, Brusque-SC, AZ Araraquara-SP, Basquete Santos-SP, Liga Sorocabana-SP, Basket Osasco-SP e Basquete Pinda-SP são os outros times que disputarão o campeonato.

Equipes que vão disputar o Brasileiro da CBB; torneio começa em março
Os quatro finalistas disputarão um quadrangular final, onde todos se enfrentarão pelo título. O time de melhor campanha será o anfitrião dessa última fase. A CBB ainda divulgará conferências, datas, tabela e mais detalhes do formato de disputa do torneio.
"Divisão de acesso" do NBB
O Brasileirão é um torneio de nível abaixo do NBB, campeonato de elite do basquete brasileiro e que está em meio à temporada 2022/2023. O Minas é o único mineiro que disputa o NBB.
O campeão ganha o direito de pleitear uma vaga no próximo NBB - neste caso, para a temporada 2023/2024. Contudo, o clube precisa cumprir as regras estabelecidas pela Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do NBB, o que impede a participação de algumas equipes.
Nas duas últimas edições, o torneio funcionou na prática como divisão de acesso do NBB, com os campeões disputando a próxima edição da elite do basquete nacional. União Corinthians, em 2021, e São José, em 2022, foram os times que conseguiram subir para o principal torneio do país.
Cruzeiro Basquete
O Cruzeiro retornou ao basquete em abril de 2021, a partir de uma parceria com o Montes Claros Basketball, time da cidade do Norte de Minas. Desde então, a equipe disputou somente um torneio: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) daquele ano, quando foi vice-campeã.
Em setembro de 2022, o Cruzeiro anunciou a mudança de sede. O basquete cruzeirense deixou Montes Claros e rumou para Itatiaiuçu, a partir de uma parceria com a prefeitura. Não há uma equipe feminina.