Terceiro colocado do NBB na última temporada, o Minas chega mudado para a temporada que se inicia. São quatro remanescentes entre os jogadores: os armadores Alexey Borges e João Prado, o ala-armador estadunidense Shaquille Johnson Sr. e o ala-pivô Renan Lenz.
Leo Costa, técnico do Minas desde 2019, está otimista para a estreia. Ele também mostrou empolgação quanto à temporada, já que os minas-tenistas vão disputar também a Champions League Américas - principal torneio da América Latina - e podem defender o título da Copa Super 8 caso terminem entre os oito melhores do primeiro turno do NBB.
"Estou muito otimista e confiante, não só para essa estreia mas para a temporada. Pelo que eu observei na pré-temporada nossa, os trabalhos diários, comprometimento dos atletas na proposta de trabalho nossa. Uma reformulação muito grande do elenco, mas a gente supriu à altura com jogadores experientes, que estão em fases importantes da carreira, como é o caso do Wesley (Castro), e vejo a equipe ganhando corpo a cada semana", disse Leo Costa, durante participação na última quinta-feira no Superesportes Entrevista.
Shaq Johnson, grande destaque do time, é desfalque para a estreia. Durante a pré-temporada brasileira, ele estava em ação pelo Halcones de Xalapa, do México, o que atrasou a apresentação do atleta no Minas. Ele é esperado até o início de novembro.
Penka Aguirre, Jose Vildoza e Matheus Leoni são os armadores; Martin Cuello o ala-armador; Gui Deodato e Rafael Rachel os alas; Olivinha, Rafael Mineiro e Gabriel Jaú os ala-pivôs; e Rafael Hettsheimeir e Vitor Faverani os pivôs. Todos estão confirmados para o jogo deste sábado.
"A equipe do Minas é muito qualificada, mudou algumas peças da temporada passada, mas acredito que tenha ficado ainda mais forte. É um time com jogadores de muita qualidade ofensiva e defensiva, muito bem dirigida pelo Leo Costa e que mostra sempre muita organização, uma ordem muito boa das coisas, taticamente muito bem também. Sem dúvida, é um dos favoritos aos títulos, tanto da Champions quanto do NBB, Super 8, enfim, todos os torneios", comentou Gustavinho, técnico do Flamengo.
O NBB
Há outros três jogos no dia que marca o início do NBB. Unifacisa recebe o Cerrado; Rio Claro duela em casa com o Paulistano; e o São José visita o Corinthians, todos às 19h.
Esta edição do NBB conta com 17 equipes, e o formato se mantém: os 12 melhores da fase classificatória avançam aos mata-matas, sendo que os quatro primeiros vão direto para as quartas de final, enquanto os outros oito disputam as oitavas de final. Os playoffs estão previstos para começar em abril de 2023. As finais devem acontecer entre maio e junho.