Os minas-tenistas tiveram um início de partida ruim, com muitos erros ofensivos e controlados pelo Flamengo, que controlava as situações e chegou a abrir 16 pontos de frente no segundo período. Nos últimos dois quartos, o Minas melhorou e cortou a vantagem para 5, mas não conseguiu concretizar a reação e acabou derrotado.
Os times voltam à quadra novamente para o jogo 2 da série semifinal. Agora, o Minas recebe o Flamengo na Arena UniBH, em Belo Horizonte, no domingo, às 19h30. Franca e São Paulo decidem a outra semi do NBB.
O jogo
A partida começou com os mandantes impondo o ritmo e, com poucos minutos, abrindo vantagem de dez pontos no marcador, com 14 a 4. Sem conseguir ser efetiva, a equipe do Minas viu o Flamengo se manter confortável na liderança e vencer o quarto inicial por 22 a 12.
No segundo período, mesmo depois de bom início minas-tenista, o Flamengo - empurrado pela torcida, que lotou o Tijuca - voltou a ter comando da partida e chegou até a abrir 16 pontos de diferença, com 37 a 21. O jogo foi o intervalo em 39 a 26 para o time rubro-negro.
O Minas melhorou na volta dos vestiários e conseguiu diminuir a vantagem para 8 pontos, com 48 a 40 para o Flamengo. Os mandantes retomaram o controle do jogo e foram ao quarto período vencendo por 55 a 44, mas com os minas-tenistas melhores na partida.
Os visitantes voltaram para o jogo nos dez minutos finais, cortando a vantagem para 5 - 60 a 55 para o Fla. Os mandantes, depois disso, conseguiram retomar o ritmo do restante da partida, com vantagem em dígitos duplos, e fecharam a vitória por 76 a 67.
Flamengo 76 x 67 Minas
Flamengo
Yago Mateus, Luke Martínez, Rafael Rachel, Rafa Mineiro e JP Batista; Olivinha, Franco Balbi, Dar Tucker, Vítor Faverani e Brandon Robinson. Técnico: Gustavo De Conti.
Minas
Alexey Borges, Gui Santos, Shaquille Johnson Sr., Renan Lenz e Tavario Miller; Gui Deodato, Maique, Facundo Corvalán, João Prado, Felipe Queirós e Tiago Dias. Técnico: Leo Costa.
Destaques do jogo
Flamengo
Luke Martínez: 15 pontos, 6 rebotes e uma assistência
Yago Mateus: 11 pontos, 4 rebotes e 5 assistências
Olivinha: 11 pontos, 3 rebotes e uma assistência
Minas
Alexey Borges: 17 pontos, 4 rebotes e 9 assistências
Shaquille Johnson Sr.: 15 pontos, 2 rebotes e uma assistência
Gui Deodato: 9 pontos, 3 rebotes e 2 assistências
Motivo: jogo 1 da semifinal do NBB
Local: Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: quinta-feira, 12 de maio de 2022, às 20h (de Brasília)
Arbitragem: Andreia Regina Silva (Internacional-SP), Diego Chiconato (Internacional-PR), Fábio Kover (Internacional-SP). Operador Instant Replay: Gabriel Signorelli Balthazar.
Transmissão: ESPN 3