O jogador de 2,02 metros e 95 quilos está em sua quarta temporada como profissional. Revelado pelo Minas, Gui Santos atuou em 41 das 44 partidas possíveis na temporada 2021/2022 - foi desfalque em dois jogos por COVID-19 e em um por dores nas costas.
Pelo Minas, Gui Santos conquistou o Campeonato Mineiro de 2018 e a Copa Super 8 deste ano - primeiro título nacional do clube. O jovem, um dos destaques do basquete brasileiro, também tem passagens pela Seleção Brasileira no currículo. A última convocação foi em maio de 2021, em uma pré-lista para o Torneio Pré-Olímpico para Tóquio-2021.
Agora, Gui Santos não tem a opção de retirar o nome do recrutamento e está confirmado no grande evento no Brooklyn, Nova York, em junho e tentará ser um dos 60 escolhidos pelas 30 equipes da NBA. Até o Draft e demais atividades nos Estados Unidos, o ala-armador vai concluir a temporada 2021/2022 no Minas - além do título da Super 8, o time foi terceiro lugar da Champions League Américas e está nas quartas de final do NBB.
O Minas terminou a fase classificatória do NBB na terceira posição e, por isso, classificou-se diretamente às quartas. O time agora enfrenta, em série melhor de cinco jogos, a Unifacisa. A primeira partida será na quarta-feira, em horário a ser definido, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, casa minas-tenista.