A partida começou equilibrada, mas o Flamengo conseguiu se impor no jogo no segundo quarto, ao abrir 17 pontos de frente sobre o Minas. A partir de então, o time minas-tenista correu atrás do prejuízo, voltou a liderar o jogo somente no último período e conseguiu concretizar a vitória de virada.
Esta foi a 20ª vitória do Minas, que agora é o segundo colocado do NBB, em 23 jogos no torneio. Já o Flamengo, que caiu da vice-liderança para a terceira posição da liga nacional, sofreu o terceiro revés em 20 partidas no campeonato.
Os dois times têm agora um período de mais de uma semana sem jogos, por conta da segunda janela das Eliminatórias para a Copa do Mundo da FIBA de 2023. O Minas entra em quadra em 3 de março, às 20h, contra o Franca, no Pedrocão, na cidade homônima do interior de São Paulo, pelo NBB. Já o Fla duela com o Cerrado em 2 de março, às 20h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, também pela liga nacional.
O jogo
A partida na Arena Minas Tênis Clube começou equilibrada, com as duas equipes se estudando. Houve troca de liderança por quase todo o quarto inicial, mas o Flamengo conseguiu se impor nos últimos minutos e vencer o primeiro período por 20 a 15.
O ímpeto do time visitante continuou ao longo do segundo período e, com bom jogo coletivo e erros defensivos do Minas, o Flamengo colocou 17 pontos de vantagem no placar, com 48 a 31. Os mandantes melhoraram na partida, com melhor aproveitamento ofensivo, mas foram ao intervalo perdendo por 49 a 38.
O Minas reagiu no terceiro quarto e, com boa atuação do trio Shaquille Johnson Sr., Gui Deodato e Renan Lenz e solidez defensiva, conseguiu empatar a partida em três momentos. Contudo, o Flamengo foi aos dez minutos finais à frente por 66 a 61.
No último quarto, o jogo seguiu com o equilíbrio do fim do terceiro período. Com quatro minutos no relógio, com cesta de três do ala-armador Shaquille Johnson Sr., o Minas voltou a liderar após dois quartos. A partir de então, empurrado pela torcida, o time da casa conseguiu administrar a vantagem, chegou a colocar dez pontos de frente, e fechou a vitória de virada por 88 a 79.
Minas 88 x 79 Flamengo
Minas
Alexey Borges, Shaquille Johnson Sr. Gui Deodato, Renan Lenz e Tavario Miller; Maique, Gui Santos, Felipe Queirós, Facundo Corvalán, João Prado e Tiago Dias. Técnico: Leo Costa. Desfalque: Darington Hobson (em trabalho de recondicionamento físico)
Flamengo
Yago Mateus, Luke Martínez, Brandon Robinson, Rafael Mineiro e Olivinha; Dar Tucker, JP Batista, Franco Balbi e Rafael Rachel. Técnico: Gustavo De Conti.
Destaques do jogo
Minas
Shaquille Johnson Sr.: 29 pontos, 6 rebotes e 5 assistências
Gui Deodato: 13 pontos, 6 rebotes e 2 assistências
Alexey Borges: 13 pontos, 1 rebotes e 9 assistências
Flamengo
Franco Balbi: 17 pontos, 3 rebotes e 2 assistências
Yago Mateus: 14 pontos, 4 rebotes e 7 assistências
Olivinha: 7 pontos e 6 rebotes
Motivo: 16ª semana da fase classificatória do NBB
Local: Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG)
Público presente: 1.108 torcedores
Data e horário: domingo, 20 de fevereiro de 2022, às 11h
Transmissão: YouTube e Facebook do NBB
Arbitragem: Cristiano Jesus Maranho (Internacional-PR), Jacob Cassimiro Barreto (Internacional-SP) e Eduardo Albano (Internacional-SC). Operador instant replay: Rodrigo Alves Nogueira.