Esta foi a segunda convocação de Gustavinho, técnico da seleção desde setembro de 2021. Em relação à primeira (que tinha 13 nomes, contra 14 desta atual), para a estreia no Grupo B das Eliminatórias, houve quatro mudanças.
O armador Marcelinho Huertas, do Tenerife Canarias-ESP, o ala Leo Meindl, do Fuenlabrada-ESP, e os pivôs Rafael Hettsheimeir, do Bauru, e Augusto Lima, do Murcia-ESP, chegam à equipe. Já os armadores Elinho Corazza, do São Paulo, e Rafa Luz, do Bilbao-ESP, e o ala Gabriel Jaú, do Bauru, deixam o time.
O Brasil lidera o Grupo B, com duas vitórias - ambas sobre o Chile. A terceira semana será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase. Os três melhores avançam.
Na segunda fase, todas as equipes carregam os resultados da primeira e jogam somente contra seleções que ainda não enfrentaram. O Brasil tem três rivais pela frente no futuro Grupo F: Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta.
Os três primeiros após o fim dos duelos e o melhor quarto colocado entre os dois grupos da segunda fase se classificam para a Copa do Mundo de 2023, em Indonésia, Filipinas e Japão, somando sete postos das Américas no segundo maior torneio Fiba do planeta.
Veja os jogadores convocados para a segunda semana das Eliminatórias:
Armadores
Marcelinho Huertas - Tenerife Canarias-ESP
Yago Mateus - Flamengo
Ala-armadores
Georginho de Paula - Franca
Gui Deodato - Minas
Alas
Leo Meindl - Fuenlabrada-ESP
Vitor Benite - San Pablo Burgos-ESP
Ala-pivôs
Rafael Mineiro - Flamengo
Lucas Dias - Franca
Bruno Caboclo - São Paulo
Timothy Soares - Ironi Ness-ISR
Pivôs
Rafael Hettsheimeir - Bauru
Lucas Mariano - Franca
Cristiano Felício - Ratiopharm Ulm-ALE
Augusto Lima - Murcia-ESP