Empurrado por milhares de torcedores, o início do Minas foi crucial para a vitória e o título minas-tenistas. O time mineiro, que teve o direito de decidir o campeonato por estar melhor colocado que os paulistas no NBB (terceiro, enquanto o Tricolor é o quarto), fez 32 pontos somente no quarto inicial e depois administrou a vantagem, mesmo com ímpeto final do clube paulistano. O Tricolor Paulista chegou a virar o jogo, mas não conseguiu vencer.
A Copa Super 8 é disputada pelos oito melhores times do primeiro turno da fase classificatória do NBB e dá ao campeão vaga na Champions League Américas da próxima temporada. O Minas, do ala Gui Deodato - melhor jogador da final -, já disputa a atual edição e, junto de campeão e vice do NBB, disputará a próxima Champions.
De "ressaca" após o título, o Minas volta à quadra na quinta-feira, às 19h. A equipe recebe, na Arena, o Caxias do Sul, pela 13ª semana da fase classificatória do NBB, a primeira do segundo turno. Já o São Paulo tem menos tempo para "sacudir a poeira" e, na terça-feira, às 20h, contra o Brasília, no Nilson Nelson, no Distrito Federal.
O jogo
O Minas começou a partida de forma avassaladora. Com intensidade e empurrado pela torcida, o time da casa viu um São Paulo atenuado em quadra e abriu 19 pontos de vantagem, com direito a 11 pontos do ala Gui Deodato. Os minas-tenistas bateram o Tricolor Paulista por 32 a 14 ao fim dos primeiros dez minutos.
Abatido no início de jogo, o São Paulo conseguiu se reencontrar e melhorar na partida, muito com a ajuda do ala Marquinhos, que anotou 11 pontos no segundo quarto. Contudo, a liderança minas-tenista não baixou de dois dígitos, e a equipe da casa foi ao intervalo vencendo por 50 a 36.
O terceiro quarto seguiu com o São Paulo tentando buscar a liderança no marcador. O Tricolor Paulista conseguiu cortar a vantagem minas-tenista para oito pontos, mas o time novamente se equilibrou e, comandado por Gui Deodato e também com forte jogo coletivo, foi ao quarto final vencendo por 70 a 56.
O período final foi diferente de todo restante da partida. O São Paulo, com forte marcação, conseguiu virar a partida e, com menos de um minuto, esteve à frente por 77 a 76. Contudo, o ala-armador Gui Santos conseguiu converter uma bandeja, enquanto o ala Marquinhos, com cinco segundos restantes, errou uma bola para três pontos, o que culminou na vitória minas-tenista por 78 a 77.
Minas campeão! Time da casa segura reação do São Paulo, vence por 78 a 77 e conquista a Copa Super 8. %u27A1%uFE0F https://t.co/yTRsMlTdtw @matheusmuratori pic.twitter.com/BkaFQb4X0B
%u2014 Superesportes MG (@SuperesportesMG) January 22, 2022
Minas 78 x 77 São Paulo
Minas
Alexey Borges, Shaquille Johnson Sr., Gui Deodato, Renan Lenz e Maique; Gui Santos, Tavario Miller, Facundo Corvalán, Felipe Queirós e João Prado. Técnico: Leo Costa.
São Paulo
Elinho Corazza, Shamell Stallworth, Marquinhos, Tyrone Curnell e Bruno Caboclo; Corderro Bennett, Isaac e Henrique Coelho. Técnico: Bruno Mortari.
Destaque do jogo
Minas
Gui Deodato: 25 pontos, 7 rebotes e 2 assistências
Shaquille Johnson Sr.: 18 pontos, 2 rebotes e 2 assistências
Gui Santos: 10 pontos e 4 rebotes
São Paulo
Marquinhos: 25 pontos, 5 rebotes e 4 assistências
Bruno Caboclo: 22 pontos, 12 rebotes e 1 assistência
Corderro Bennett: 10 pontos e 4 assistências
Motivo: final única da Copa Super 8
Local: Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG)
Público pagante: 1683 torcedores
Data e horário: sábado, 22 de janeiro de 2022, às 16h10
Arbitragem: Marcos Fornies Benito (Internacional-SP), Marcos Antônio de Matos Ferreira (Internacional-SP) e Fabiano Huber (Internacional-GO). Operador Instant Replay: Rodrigo Alves Nogueira.
Transmissão: TV Cultura e ESPN 2