Com o resultado, o Minas chegou à 13ª vitória no torneio em 16 jogos e se mantém na terceira posição do NBB. Já o Pinheiros sofreu nono revés em 16 partidas no campeonato.
O Minas volta à quadra no sábado, às 20h, contra rival a ser definido, pelas quartas de final da Copa Super 8 - torneio eliminatório disputado de 15 a 22 de janeiro entre os oito melhores do primeiro turno do NBB, que se encerra nesta quarta-feira. Como o Pinheiros ainda tem chances de disputar o Super 8, o time aguarda o fechamento da primeira metade da fase classificatória para saber quando volta à ação.
Caso não dispute o Super 8, o Pinheiros volta à quadra somente em 25 de janeiro, às 20h30. O time duela com o Rio Claro, no Felipe Karam, ginásio da cidade do interior paulista, pelo NBB.
O jogo
O Pinheiros começou a partida melhor que o bem desfalcado Minas, que conseguiu se encontrar no jogo ao longo do quarto. O período inicial terminou empatado em 22 a 22, e o jogo seguiu bem equilibrado até a metade do segundo período. A partir de então, o Pinheiros, com o ala-pivô Jefferson William com ótimo aproveitamento, conseguiu desgarrar no marcador, aproveitar falhas defensivas do Minas e ir ao intervalo vencendo por 44 a 49.
O Pinheiros voltou ainda melhor para a partida e chegou a abrir dez pontos em duas oportunidades, com o ala Dominique Coleman puxando a pontuação dos visitantes. O Minas contou com bons momentos do ala Tiago Dias, o que manteve o time vivo. Os visitantes lideravam por 72 a 65 até o início do quarto final.
O Minas foi imponente no último período. Empurrado pela torcida, que entrou no jogo a partir do terceiro quarto. Jogadores como o ala Gui Deodato cresceram na partida, e o time minas-tenista conseguiu a virada e concretizou a vitória por 91 a 84.
Minas 91 x 84 Pinheiros
Minas
Alexey Borges, Gui Deodato, Tiago Dias, Tavario Miller e Maique; Felipe Queirós, Danilo Gomes e Daniel Duque. Técnico: Leo Costa. Desfalques: Gui Santos, Shaquille Johnson Sr., Facundo Corvalán, João Prado, Samuel Ribeiro e Renan Lenz (todos com COVID-19)
Pinheiros
Gabriel Campos, Jonas Buffat, Dominique Coleman, Jefferson William e Dikembe; Deryk Ramos, Lucas Cauê, Gui Abreu e Danilo Sena. Técnico: David Pelosini. Desfalque: Rafael Munford (COVID-19)
Destaques do jogo
Minas
Tiago Dias: 21 pontos, 2 rebotes e 1 assistência
Tavario Miller: 17 pontos, 15 rebotes e 2 assistências
Alexey Borges: 18 pontos, 7 rebotes e 16 assistências
Pinheiros
Dominique Coleman: 17 pontos, 2 rebotes e 1 assistências
Jefferson William: 14 pontos, 8 rebotes e 2 assistências
Dikembe: 11 pontos, 11 rebotes e 4 assistências
Motivo: 12ª semana da fase classificatória do NBB
Local: Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG)
Público presente: 255 torcedores
Data e horário: terça-feira, 11 de janeiro de 2022, às 19h
Arbitragem: Jacob Cassimiro Barreto (Internacional-SP), Davi Geovani Ferrugini de Souza (Internacional-SP) e Augusto Manoá Ribeiro da Rosa (Nacional-PR)
Transmissão: sem transmissão