O Paulistano, que tem 16 atletas inscritos no NBB, tinha nove desfalques por conta da COVID-19 e, fora de casa, no Panela de Pressão, enfrentou o Bauru com sete jogadores disponíveis (Vinícius, Danilo Fuzaro, Anderson Barbosa, Arthur Bernardi, Du Sommer, Cauê Borges e Lucas Doria).
O time bauruense, também desfalcado de dois jogadores (Larry Taylor e Rafael Hettsheimeir) por diagnósticos positivos para coronavírus, acabou derrotado pelo Paulistano com um final insólito. No último quarto, entre 5:40 e 2:49 a serem jogados, Doria, Fuzaro e Arthur foram expulsos por estourarem o limite de faltas, e os visitantes terminaram a partida com quatro atletas em quadra. O Paulistano acabou vencendo por 98 a 97.
Há outros casos, menores, de desfalques. Um deles diz respeito ao jogo entre São Paulo e Minas, na terça-feira, em que os minas-tenistas foram batidos fora de casa por 91 a 87. O jogo teve dois desfalques por coronavírus (Henrique Coelho, do São Paulo, e Felipe Queirós, do Minas) e um motivado pelo influenza (Gui Deodato, do Minas).
O aumento dos casos de COVID-19 após o período festivo vai em consonância com o momento do país, já que algumas equipes deram um período de recesso aos atletas neste período. Um exemplo é que diagnósticos positivos para o vírus quadruplicaram em uma semana, segundo institutos farmacêuticos. O número de exames feitos também foi o maior desde abril de 2020, quando o serviço foi disponibilizado.
O próximo jogo do NBB acontece neste sábado, às 16h10. O líder Franca recebe, no Pedrocão, o São Paulo, terceiro colocado do torneio. A COVID-19 deve seguir sendo um problema ao Tricolor Paulista, que não teve o armador Henrique Coelho contra o Minas, enquanto os francanos ainda estão ilesos.
Flamengo, segundo colocado, e Minas, terceiro, fecham o G4 do NBB. Bauru, Caxias do Sul, Unifacisa e Pinheiros compõem o grupo dos oito primeiros que se classificam para a Copa Super 8 (em meados de janeiro, antes do início do segundo turno, em 25 de janeiro). Já Paulistano, Mogi, Pato e Cerrado completam o G12, os 12 melhores times da fase classificatória que disputam os playoffs. Fortaleza Basquete Cearense, Rio Claro, União Corinthians, Corinthians e Brasília completam a tabela.