A intenção da rápida inauguração é aproveitar o movimento intenso no shopping provocado pela Black Friday, nesta sexta-feira e no fim de semana. Dono da franquia da primeira NBA Store em Minas, Daniel Schaffer diz que esta é a primeira loja em um espaço de outlet no país e espera aproveitar o movimento.
"A gente tem uma expectativa positiva nesses primeiros dias principalmente, e é a primeira NBA Store no Brasil dentro um espaço originalmente de outlet. Então, essa loja deve ter entre 80% e 90% da loja com produtos remarcados, mas temos ainda aquele percentual de preço cheio, que são as coleções mais novas. São lançamentos nas demais lojas, e aqui também não vai ficar de fora", afirma, ao Estado de Minas.
O franqueado também considera que o movimento é importante por conta de a NBA ser um mercado em expansão. A principal liga de basquete do mundo, com forte inserção no Brasil nos anos 1990, voltou a cair no gosto do apaixonado pelo esporte - em especial os mais jovens - a partir dos anos 2010.
"As lojas da NBA vieram para ficar, a gente vê pelo número das lojas. A expansão inicial não era para tantas lojas assim, e a gente vê que o mercado absorveu muito bem. O mercado hoje conta com esse produto, a gente até abriu uma megaloja em São Paulo, com uma quadra oficial, há diversas experiências dentro da loja, e no fim de semana tem fila de mil, duas mil pessoas para entrar. A gente entende que nem todos ali são fãs da NBA, mas o produto está ali e deixa todos felizes", diz Daniel Schaffer, que conta com oito franquias de NBA Stores no Brasil.
"A gente pega todas as idades, classes sociais, pele, tudo, o esporte e, principalmente, o basquete e a NBA têm disso. Tem desde o mini fã, as crianças pequenininhas, e tem adolescentes até pessoas de mais idade, tem todas as idades", completa o lojista.
Dono do Só Marcas, Mário Valadares também comemora a chegada da NBA no centro comercial, ainda mais como a primeira em Minas. O empresário comenta que havia uma demanda pelos produtos de basquete, moda em quase todo o mundo.
"A gente sempre tenta ser precursor aqui em tudo que fazemos. Em cima da pesquisa que foi feita, existe uma demanda enorme dos frequentadores aqui do shopping por produtos de NBA, do basquete. A NBA, hoje, é considerada o segundo esporte, difícil até de ser colocado dentro do restante do basquete. Os adolescentes todos conhecem os nomes dos jogadores, LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant, e todos eles gostam, porque tem a camiseta da NBA, considerada uma coisa de moda, de rua, é um estilo", comenta.
A NBA Store do Só Marcas Outlet terá 190m². Além da unidade em Minas, a NBA anunciou na semana passada outras cinco lojas no Brasil, ainda a serem inauguradas: em Tamboré (SP), São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Balneário Camboriú (SC). As NBA Stores do Brasil estão espalhadas por sete estados: Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A maior delas foi inaugurada em 29 de outubro, no Morumbi Shopping, na cidade de São Paulo - também uma franquia de Daniel Schaffer, de 40 anos. A unidade, de 1.500m², conta até com uma quadra disponível para locação dentro da "megaloja".
A loja
Além dos produtos, o espaço, padrão entre todas as lojas oficiais da NBA no mundo, conta com diversos adornos temáticos, como tabelas, informações gerais de jogadores e um telão com lances do presente e do passado do campeonato - que completou 75 anos nesta temporada 2021/2022, que tem o Brooklyn Nets como líder da Conferência Leste e o Golden State Warriors à frente na Conferência Oeste.
"A gente costuma dizer que quem dita a moda hoje é o basquete, é a NBA. Então, todo mundo que usa o produto se inspira nos jogadores, os jogadores usam e acaba virando um life style, um estilo de vida mesmo para quem gosta ou até não gosta de basquete, para quem é fã ou não é tão fã da NBA. As pessoas usam para sair, e, se a gente pega alguns executivos, alguns usam terno e tênis de basquete no pé, pois é despojado, colorido, a galera gosta. Isso faz com que a NBA só cresça, então quando a gente está falando de moda hoje a gente está falando de basquetebol", afirma Daniel Schaffer.
"Todo mundo um dia tem que passar em uma loja da NBA para entender o que é a NBA. Além de trazer a experiência, a gente traz uma linha de produto espetacular, desde camiseta, bermuda, mochila, tudo que você imaginar hoje existe das equipes da NBA, licenciadas, a pessoa tem que passar e tem que entender o que é a NBA, o que a NBA está representando neste momento. O recado é esse, passar na loja, conhecer os produtos e a experiência que a gente está trazendo", completa o lojista.
Evento com ex-jogadores
"A gente vai ver a possibilidade de realizar eventos aqui ligados ao basquete e à NBA, até para ir promovendo cada vez mais a loja. A gente vai trazer, já certo, um ex-jogador da NBA aqui em janeiro, que é o Roger Mason, e ele deve trazer o Allen Iverson. O Iverson não está certo, mas o Mason já está. Há essa expectativa", diz.