O novo time se apresentou em 9 de agosto e, desde então, se prepara para a temporada. O primeiro jogo oficial será em 25 de outubro e como visitante, contra o União Corinthians, na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, pelo NBB.
"Não tem jogo fácil no NBB e até na temporada, já ficou provado isso. Na edição passada, times lá do alto da tabela perdendo para times que estavam ali embaixo, sem chance de playoffs, nós tivemos dificuldades em alguns jogos. É basicamente essa consciência de que cada jogo, cada vitória nos aproxima do que a gente almeja, que é classificar no alto da tabela para não se expor a um risco muito grande, um playoff numa condição ruim. É encarar cada partida como se fosse a última", afirmou Leo Costa, ao Superesportes.
Além da liga nacional, o Minas disputará a Champions League Américas (grupo a ser definido) e pode disputar a Copa Super 8, caso termine o primeiro turno do NBB entre os oito melhores.
Além da liga nacional, o Minas disputará a Champions League Américas (grupo a ser definido) e pode disputar a Copa Super 8, caso termine o primeiro turno do NBB entre os oito melhores.
O Minas já realizou quatro jogos amistosos: foram três vitórias – sobre Unifacisa, Cerrado e Brasília – e uma derrota – para o Flamengo –, todas para equipes que também disputarão o NBB, torneio de elite do basquete masculino nacional. A expectativa é de que a presença de público seja liberada de acordo com as normas de cada cidade. O clube mineiro aguarda a Prefeitura de Belo Horizonte para divulgar como será a disponibilização para os jogos de basquete.
Dos 13 atletas minas-tenistas, nove farão parte da rotação efetiva. Os outros quatro são mais jovens e utilizados com mais constância em torneios de base. Dos nove atletas de rotação, somente três (Shaquille Johnson Sr., Gui Santos e Felipe Queirós) são remanescentes da temporada passada.
"Nossa equipe é jovem, uma mistura de jovem com caras experientes, e mesmo são caras com físico muito bom. Da nossa equipe o que não vai faltar é vontade, vai ser uma equipe muito atlética, que vai tentar correr a quadra o tempo todo, vai ser a que marca os 40 minutos, time chato de jogar. Podem esperar isso do Minas", afirmou ao Superesportes o ala-armador Gui Santos, de 19 anos, um dos principais prospectos do basquete nacional.
Veja, abaixo, o elenco minas-tenista para a temporada 2021/2022:
Armadores: Alexey Borges, Facundo Corvalán e João Prado
Ala-armadores: Shaquille Johnson Sr. e Gui Santos
Alas: Gui Deodato e Samuel Ribeiro
Ala-pivôs: Renan Lenz, Felipe Queirós e Tiago Dias
Pivôs: Tavario Miller, Maique e Augusto Alcassa
Comissão técnica
Técnico: Leo Costa
Auxiliar-técnico: Renan Gitiony
Analista de desempenho: Bruno Porto Prado
Médico: Silvânio Signoretti
Preparador físico: Pablo Marcelino