Superesportes

NBB

Surto de COVID-19 no Corinthians adia jogo do Minas no NBB

Corinthians tentou adiar a partida, no entanto, o MTC diz que segue o regulamento aprovado antes da competição, que teve a concordância do time paulista

Ivan Drummond
Próxima partida do Minas será nesta quarta-feira, contra o Mogi, às 17h - Foto: Divulgação/Minas Tênis Clube
O COVID-19 afeta o Novo Basquete Brasil (NBB). Por conta do contágio de oito jogadores do Corinthians, a partida marcada para a noite desta segunda-feira (14/12), contra o Minas, foi cancelada e, por força do regulamento, a equipe mineira é declarada vitoriosa.


 
 
Antes do início do NBB, uma reunião virtual dos 16 clubes participantes e a direçao da Liga Nacional de Basquete (LNB), decidiu criar um protocolo para que a competição pudesse acontecer, em especial, reduzir o risco de contágio pelo Coronavirus.

Por esse motivo, a competição vem sendo disputada num novo formato. Seguindo a experiência da NBA, foram definidas quatro sedes, São Paulo, Mogi das Cruzes, Rio de Janeiro e Brasília, sendo em SP e no Rio, as partidas acontecem em mais de um ginásio. A partir desse modelo, um grupo de times se enfrenta entre si numa mesma cidade.

Esse regulamento do NBB 2020/21, aprovado por todos os clubes, a equipe adversária, que não tem infectados, é declarado vencedor, pelo placar de WO. O Corinthians tinha a opção de jogar, por exemplo, utilizando jogadores juvenis, mas preferiu não fazê-lo.



A equipe mineira desembarcou, no início da noite de domingo, em Mogi das Cruzes, que será sede regional de mais uma série de jogos do NBB. O time comandado pelo técnico Léo Costa treina nesta segunda-feira, pela manhã, e aguarda definição da LNB para saber se precisará ou não se apresentar no ginásio Professor Hugo Ramos para confirmar a vitória por WO.
 
O Minas Tênis Clube lamenta os casos de infecção na equipe do Corinthians, se soltou nota, se solidarizando com o time paulista, onde diz que torce para que seus atletas se recuperem o quanto antes. O próximo compromisso do Minas no NBB será nesta quarta-feira (16/12), contra o time da casa, o Mogi, às 17h.
 
Houve um pedido do clube paulista para que o jogo fosse adiado e disputado posteriormente, o que a nota do clube mineiro também se refere. “O Minas, mesmo entendendo a gravidade da situação e nos solidarizando ao Corinthians, infelizmente não podemos atender à solicitação do clube em função de estarmos indo frontalmente contra o Regulamento aprovado da competição e ainda uma decisão dos Clubes a respeito deste tema específico e que levaram em consideração, naturalmente, todas as nuances deste momento tão atribulado e optaram por este modelo. Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas e desejamos rápido reestabelecimento de todos.”


 
O que diz a Liga
 
Em resposta ao pedido do Corinthians, que não foi atendido em virtude do Regulamento, esclarecemos o que segue:
 
Na reunião do Conselho de Administração da LNB em 06 de outubro de 2020, TODOS os Clubes decidiram que não haveria adiamento de jogos em função do Covid-19, fosse por casos confirmados ou suspeitos. Na ocasião, os Clubes decidiram ainda que a equipe que não disputasse algum jogo seria atribuído um WO Técnico, onde a equipe que não comparecesse receberia 01 (um) ponto pela derrota.
 
Esta decisão unânime contou, inclusive, com o voto do Corinthians que na oportunidade integrou o Conselho de Administração. As decisões do Regulamento do NBB são feitas, sempre, de maneira participativa e democrática.
 
A decisão dos Clubes passou então a fazer parte do Regulamento do NBB desta temporada e um não cumprimento do mesmo poderá abrir um precedente de alto risco para todas as equipes, para a competição e causar uma situação de desigualdade entre as mesmas.


 
Não obstante os argumentos acima, há de se considerar ainda:
 
Um calendário com poucas alternativas para remarcações de jogos.
Equipes que já jogaram a competição com um grande número de atletas e comissões técnicas infectados e impossibilitados de atuarem e não tiveram seus jogos remarcados em face do que acordado anteriormente.
 
Necessidade de se concluir o turno até o dia 12 de janeiro para decidirmos os classificados ao Super 8 o qual que se inicia no dia 15 de janeiro. Neste caso, mesmo se fosse possível, o SCCP faria uma sequência de jogos nos dias 04, 06, 09, 10, 12 e 13 de janeiro, algo insano que comprometeria toda a sequência da equipe.
 
Alto custo de remarcação de passagens e hospedagens as quais são de conhecimento do SCCP.