Os dois se encontraram durante a Olimpíada de Londres'2012, quando o ex-armador contou ao maior jogador brasileiro de todos os tempos, que ele era seu ídolo.
Kobe contou que Oscar foi seu ídolo desde a infância e que isso aconteceu quando, ao seis anos, ele foi morar na Itália, onde o brasileiro estava jogando. “Meu pai, Joe, fora jogar no país. Lá acompanhava os jogos do Campeonato Italiano e vi um jogador que era desconhecido nos Estados Unidos, mas sem dúvida, tinha um grande talento: Oscar.” Na Itália, Oscar defendeu o Caserta e o Pavia, entre as décadas de 80 e 90.
O norte-americano contou que se encantara com o estilo de jogo de Oscar e que isso o transformou em ídolo. “Eu cresci na Itália, assistindo aos jogos de Oscar Schmidt, e ele se tornou um ídolo meu. Era um jogador excelente. Conversei com ele em Londres. Tive a chance de falar um pouco com ele. Eu realmente gostava de vê-lo jogar quando eu era criança.”
Kobe dizia também, que tinha um carinho especial pelo Brasil, país que via como uma boa perspectiva de negócios para a NBA. Por isso, apoiou quando o Rio foi escolhido para sediar um dos jogos preparatórios das equipes para a disputa da temporada do melhor campeonato do mundo.