Mesmo sem contar com o ala-armador Leandrinho, o cestinha do Novo Basquete Brasil (NBB), o Minas venceu o Brasília, com facilidade, 90 a 60, na manhã deste domingo, na Arena Minas e garantiu classificação para o Torneio Super 8, que reunirá os oito primeiros do turno do NBB, de 4 a 11 de janeiro.
O time mineiro, que terminou na sexta colocação – era o nono colocado antes dessa partida –, terá como adversário o São Paulo, terceiro, em jogo único. A partida será no dia 4 de janeiro (domingo), às 12h45, em São Paulo, já que o adversário ficou melhor colocado. A Liga Nacional de Basquete (LNB) ainda não definiu se será no sábado ou domingo.
O jogo
O primeiro quarto foi de reação para o Minas, que saiu dos muitos erros cometidos, de defesa e ataque, para a virada. Para se ter uma ideia, o time começou perdendo (8 a 4) e graças à falta de sintonia da defesa, principalmente, o adversário chegou a abrir 13 a 10.
Aí, depois de um pedido de tempo do técnico Léo Costa, o time começou a se acertar em quadra. A transição defesa para o ataque passou a funcionar, virando o placar para 21 a 13 e fechou o primeiro quarto em 24 a 17.
A vantagem obtida no primeiro tempo deu mais tranquilidade ao Minas, enquanto que o adversário se viu nervoso. Disso se aproveitou o Minas, que tratou de aumentar a vantagem. Ao final do terceiro quarto, o time mineiro praticamente definia o jogo, ao alcançar uma vantagem de 29 pontos (71 a 42). Para se uma ideia de como o time minastenista sobrava em quadra, na metade da etapa, tinha uma vantagem de 23 pontos.
No quarto quarto, o técnico Léo Costa, do Minas, se deu ao luxo de colocar em quadra o time reserva, isso, devido ao fato do time ter aberto grande vantagem no placar. Assim, ele pode preservar os titulares, que no final de semana estarão em ação novamente. O treinador espera contar com Leandrinho, que ficou de fora por precaução: tem duas contusões, uma dor muscular na coxa esquerda e outra nas costas.
Minas 90 x 60 Brasília
Local: Arena Minas, em Belo Horizonte
Motivo: 11ª rodada do Novo Basquete Brasil
MINAS: Davi (3), Gui Deodato (11), Alex (18), Tyrone (12) e Scott (14), depois Alexei (4), Black (9), Shilton (6), Jackson Jr (13) e Queirós.
Técnico: Léo Costa.
BRASÍLIA: Nezinho (2), Arthur (17), Rafa Moreira (6), Gui Santos (6) e Ronald (15), depois Marcelão (2), Rava (5), Gui Bento, Zé Carlos (7) e Gabriel.
Técnico: Ricardo Oliveira.