Convocados para o NBA All-Star 2019, Nikola Jokic (Denver Nuggets / Sérvia) e Nikola Vucevic (Orlando Magic / Montenegro), Deandre Ayton, escolha número 1 do NBA Draft 2018 e ex-campista do BWB (Phoenix Suns / Bahamas – BWB Global 2016), e Bogdan Bogdanovic, eleito para o ‘Segundo Time de Calouros’ 2017-2018 (Sacramento Kings / Sérvia), serão os técnicos dos campistas de África, Américas, Ásia e Europa. Haverá transmissão ao vivo de momentos do camp pelos perfis no Facebook de NBA e FIBA.
Jokic, Vucevic, Ayton e Bodganovic estarão acompanhados do veterano Festus Ezeli (Nigéria), do ex-jogador Adonal Foyle (St. Vincent e Granadinas), e Michael Ray Richardson (EUA), Jennifer Azi (EUA), membro do Hall da Fama da WNBA, as ex-jogadoras da WNBA Allison Feaster (EUA), Ashley Battle (EUA), Taj McWilliams-Franklin (EUA), Astou N’Diaye (Senegal) e Andrea Stinson (EUA), além de outros atletas convocados para o NBA All-Star 2019. Dutch Gaitley (EUA), Nate Mitchell (Canadá) e Ronald Nored (EUA), assistentes-técnicos do Charlotte Hornets, ao lado de John Bryant (EUA), assistente-técnico do 76ers e de Mark Madsen (EUA), assistente-técnico do Los Angeles Lakers, também serão técnicos do BWB global.
Entre os 27 ex-campistas do ‘Basquete Sem Fronteiras’ que estavam inscritos na abertura da temporada 2018-2019 (ativos ou inativos), nove participaram do BWB global, incluindo Ayton, Lauri Markkanen, eleito para o ‘Primeiro Time de Calouros’ da temporada 2017-2018 (Chicago Bulls / Finlândia – BWB Europa 2014 e BWB Global 2015) e Jamal Murray, escolha número 7 do NBA Draft 2016 (Nuggets / Canadá – BWB Global 2015).
Patrick Hunt (presidente da Associação Mundial de Técnicos de Basquete / Austrália), Gersson Rosas (Houston Rockets / Colômbia), Marin Sedlacek (76ers / Sérvia) e Masai Ujiri (Toronto Raptors / Nigéria) serão os diretores do camp. Adam Linens, do Hornets, será o responsável pela preparação e condicionamento físicos.
Jogadores e técnicos vão comandar uma série de atividades dentro e fora das quadras, incluindo treinamentos específicos para o aprimoramento de movimentos, desenvolvimento de habilidades, arremessos e competições como 5 contra 5, além de seminários diários focados em conceitos de vida como saúde, liderança e comunicação. Um menino e uma menina serão eleitos ‘Melhores Jogadores’ do BWB após três dias de camp.
O camp será chancelado é chancelado pelos representantes do Programa de Desenvolvimento da Arbitragem da NBA, que oferece aos jovens profissionais e aos ex-atletas a oportunidade de adquirir conhecimento e habilidades para que possam seguir carreira como árbitros na NBA, WNBA ou NBA G-League.
Os participantes vão assistir aos eventos do NBA All-Star 2019, como Rising Stars, NBA All-Star Saturday Night e ao 68º NBA All-Star Game, no Spectrum Center.
O BWB, programa de desenvolvimento de basquete e comunidade da liga, promovido por NBA e FIBA, já reuniu mais de 3,3 mil participantes de 129 países e territórios desde 2001, com mais de 55 campistas tendo sido draftados pela NBA ou assinado contratos como agentes livres. NBA e FIBA já organizaram 56 camps do BWB em 35 cidades de 28 países em seis continentes. Mais de 290 jogadores e ex-jogadores da NBA, WNBA e FIBA participaram ao lado de mais de 225 profissionais da NBA das 30 equipes, apoiando o BWB ao redor do mundo.
Veja a lista completa de participantes do BWB Global 2019:
PARTICIPANTES / FEMININO
Meriem Saadaoui – Argélia
Alexia Dizeko – Angola
Florencia Chagas – Argentina
Sofia Acevedo* – Argentina
Gemma Potter – Austrália
Kitty Henderson – Australia
Kamilla Cardoso* – BRASIL
Aaliyah McKenzie Edwards – Canadá
Yvonne Uju Ejim – Canadá
Ming Zheng – China
Nika Muhl – Croácia
Jana Haytham Abudullah* – Egito
Zoe Wadoux – França
Emily Bessoir – Alemanha
Grishma Niranjan – Índia
Misa Hayashi – Japão
Simona Visockaite – Lituânia
Aminata Sangare – Mali
Mariana Valenzuela Medina – México
Chana Maria Paxixe – Moçambique
Charlisse Leger-Walker – Nova Zelândia
Sabou Ndiaye Gueye* – Senegal
Claudia Gomez – Espanha
Göksen Fitik – Turquia
PARTICIPANTES / MASCULINO
Tomas Chapero – Argentina
Taran Armstrong* – Austrália
Tamuri Wigness* – Austrália
Vinícius da Silva – BRASIL
Malik Wade* – BRASIL
Franck Kepnang Ndjong – Camarões
Keon Ambrose-Hylton – Canadá
Cashius McNeilly – Canadá
Addison Patterson – Canadá
Matthew-Alexander Moncrieffe – Canadá
Xihao Yang – China
Dai Hao – China
Chien-Hao Ma – China Taipei
Matej Rudan – Croácia
Aly Khalifa* – Egito
Killian Hayes – França
Matthieu Gauzin – França
HarshWardhan Tomar – Índia
Deni Avdija – Israel
Chikara Tanaka – Japão
Keisei Tominaga – Japão
Modestas Kancleris – Lituânia
Oumar Ballo – Mali
Jovan Kljalic – Montenegro
Tristan Enaruna – Holanda
Samuel Mennenga – Nova Zelândia
Cliff Omoyuri – Nigéria
Chukwudalu Calistus – Nigéria
Nelly Joseph Junior* – Nigéria
Jermaine Miranda – Porto Rico
Victor Rosa – Porto Rico
Julian Strawther – Porto Rico
Pavel Zakharov – Rússia
Khalifa Diop – Senegal
Amar Sylla – Senegal
Mamadou Lamine Mbaye* – Senegal
Aleksej Pokusevski – Sérvia
Nemanja Popovic -Sérvia
Santiago Vescovi* – Uruguai
* Prospectos Academias NBA
.