Com dois terços da temporada regular da NBA já disputados, os times que brigam por vaga nos playoffs deram a última cartada nesta semana, no encerramento da janela de transferências da liga profissional norte-americana de basquete. As franquias da Conferência Leste foram as que mais trocaram jogadores importantes, com destaque para Toronto Raptors e Philadelphia Sixers, que disputam o topo. Na Oeste, o Los Angeles Lakers viu sua tentativa de adicionar o pivô Anthony Davis frustrada diante da alta pedida do New Orleans Pelicans.
Atual vice-líder da Leste, o Toronto Raptors já havia se reformulado antes do início da temporada, trocando DeMar DeRozan por Kawhi Leonard e Danny Green, do San Antonio Spurs. Nesta semana, reforçou o garrafão com o experiente Marc Gasol, que deixou o Memphis Grizzlies depois de 11 temporadas. Ele foi trocado pelo lituano Jonas Valanciunas, além de Delon Wright, CJ Miles e uma escolha futura de draft. O líder da conferência, Milwaukee Bucks, manteve a base e adicionou o bom arremessador Nikola Mirotic, envolvido em uma troca tripla com Pistons e Pelicans, que recebeu Jason Smith e Stanley Johnson.
Na quinta colocação da Leste, o Sixers continua investindo pesado. Depois de receber o ala Jimmy Butler, um dos melhores defensores da liga, no fim do ano passado, o Sixers se reforçou com a chegada de Tobias Harris, destaque da campanha do Los Angeles Clippers. Harris, o pivô Boban Marjanovic e o ala Mike Scott foram trocados em um pacote que envolveu três jogadores e quatro escolhas futuras no draft.
Lanterna do lado do Atlântico, o New York Knicks protagonizou a negociação mais comentada da janela, com o Dallas Mavericks, envolvendo sete jogadores e duas escolhas de draft. O Knicks abriu mão de suas principais estrelas, o lituano Kristaps Porzingis e o ala Tim Hardaway Jr., além do experiente Courtney Lee e do ala Trey Burke. Em troca, recebeu DeAndre Jordan, o promissor Dennis Smith Jr. e Wesley Matthews – que foi dispensado em seguida.
OESTE O Mavericks é somente o 11º da Conferência Oeste, mesmo com a temporada brilhante do novato Luka Doncic. Com apenas 20 anos, o esloveno tem média de 20 pontos, sete rebotes e 5,5 assistências por partida. Além do reforço de Porzingis e Hardaway Jr., o Mavs recebeu o experiente pivô Zach Randolph, trocado pelo ala Harrison Barnes com o Sacramento Kings.
Os líderes da Oeste pouco se mexeram. Os primeiros quatro colocados – Golden State Warriors, Denver Nuggets, Oklahoma City Thunder e Portland Trail Blazers – não trocaram jogadores. O Houston Rockets recebeu o experiente Iman Shumpert depois de repassar o veterano Carmelo Anthony ao Chicago Bulls. Anthony foi dispensado dias depois e está sem clube.