Superesportes

NBB

Após tragédia no Ninho do Urubu, Flamengo retira representantes do Jogo das Estrelas

Clube tinha cinco jogadores escalados para evento do NBB, além do técnico

Matheus Muratori José Cândido Junior
Anderson Varejão e outros jogadores do Flamengo chegaram a treinar nesta sexta-feira - Foto: Divulgação/LNB
Devido ao incêndio que atingiu o centro de treinamentos Ninho do Urubu, na manhã desta sexta-feira, e vitimou dez pessoas, o Flamengo decidiu não participar dos eventos do Jogo das Estrelas do NBB. Ao todo, cinco jogadores do clube rubro-negro e o técnico Gustavo de Conti fariam parte da festa organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

Em comunicado oficial, o Flamengo explicou a decisão de retirar os atletas do Jogo das Estrelas. “O Clube de Regatas do Flamengo comunica a retirada de seus representantes do Jogo das Estrelas de basquete em respeito às famílias do lamentável acidente no Centro de Treinamento George Helal na manhã desta sexta-feira. Todos retornam ao Rio de Janeiro entre hoje e amanhã”. 

O Flamengo era a equipe com mais representantes no Jogo das Estrelas deste ano. O armador argentino Franco Balbi e o ala-pivô norte-americano David Nesbitt fariam parte do time estrangeiro NBB Mundo; já o ala Marquinhos e os pivôs Anderson Varejão e Olivinha defenderiam o NBB Brasil na partida amistosa. Olivinha, inclusive, participaria do desafio de habilidades na noite desta sexta-feira. 
 
O técnico flamenguista Gustavo de Conti estaria à frente do NBB Mundo. A Liga Nacional de Basquete ainda definirá os substitutos para a partida marcada para este sábado, às 14h, no Ginásio Pedrocão, em Franca. 

Os jogadores do Flamengo chegaram a participar do treinamento desta sexta. Após a atividade, Olivinha e Anderson Varejão lamentaram a tragédia no Rio. 

“A gente acordou com essa notícia triste.
Uma tragédia realmente. Não só eu, como todos que estão aqui, mesmo não sendo do Flamengo, até vocês da imprensa também, estão bastante sentidos. Infelizmente, neste momento, a gente só pode passar uma mensagem de força e apoio aos familiares que estão sofrendo bastante neste momento. É pedir a Deus para que dê tudo certo, para que os familiares possam se recuperar rapidamente dessa tragédia”, lamentou o pivô de 35 anos, que está na terceira passagem pelo Flamengo (2002 a 2004, 2006 a 2007 e desde 2012), com mais de 300 partidas com a camisa rubro-negra. 

“Notícia terrível. Acordei e vi no celular uma mensagem sobre o ocorrido. É um momento que espero que familiares, amigos, e até nós mesmos possamos dar força para superar esse momento tão difícil. Infelizmente, uma catástrofe. Algo que nos deixa muito triste e agora é tentar, com o clube e todos, superar isso”, disse Varejão, de 35 anos e que está no Flamengo desde janeiro de 2018, em entrevista ao Superesportes

O incêndio no alojamento do Ninho do Urubu causou a morte de 10 pessoas, entre jogadores e funcionários. Os adolescentes tinham idade que variava de 14 a 16 anos. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas, mas se suspeita de um curto circuito em um ar-condicionado do local.
.