Superesportes

NBB

Leandrinho, do Minas, considera promessa de 19 anos 'pronta' para jogar na NBA

Ala Didi, de 19 anos, é a principal esperança do basquete brasileiro

Matheus Muratori
Didi (esquerda), do Franca, tem Leandrinho (direita), do Minas, como uma inspiração - Foto: Fotojump/LNB
O experiente ala-armador Leandrinho, de 36 anos, tem currículo para fazer qualquer análise sobre a chegada de brasileiros à NBA. O jogador, no Minas desde dezembro de 2018, esteve na principal liga de basquete do mundo durante 14 temporadas (de 2003 até 2017). No momento, o principal esperança do Brasil é o ala Didi, de 19, do Franca. No evento de lançamento do Jogo das Estrelas do NBB de 2019, na tarde desta quinta-feira, o minas-tenista fez uma análise sobre o jovem e o considera “pronto” para defender alguma franquia dos Estados Unidos.

“O Didi não sabe de nada (risos). Ele está pronto, é a hora de ele ir embora. Eu saí do Brasil com 18 anos, acredito que ele está bem melhor do que eu naquela época. Ele tem mais corpo, então ainda acho que para ele vai ser mais fácil ainda. Eu tive que ir um mês antes para ganhar peso, ficar mais forte, entender o jogo, e mesmo assim demorou dois anos para eu entender que eu estava na NBA, que eu tinha chegado, escolhido pelo Draft.
Isso o ajuda muito”, disse Leandrinho, eleito sexto melhor jogador da liga em 2007, quando defendia o Phoenix Suns. Em 2015, o armado conquistou o título pelo Golden State Warriors. 

Leandrinho afirmou ainda que não vê Didi fazendo uma “escala” no basquete europeu para ganhar experiência. O minas-tenista espera que o ala francano vá direto para a NBA. “Não sei como estão planejando isso para ele, se será pelo Draft... Eu estou pensando em NBA, não penso em Europa. Não sei se ele pensa isso, mas no meu modo de ver tem que ser NBA”, finalizou Leandrinho sobre Didi. Os dois são colegas de Seleção Brasileira.

Didi está na terceira temporada como profissional, todas atuando por Franca. Desde o Sul-Americano de Seleções Sub-21, na Argentina, em agosto de 2018, o ala cresceu de produção rapidamente. Ele se firmou como uma das estrelas nacionais com o título do torneio continental pela Seleção Brasileira, e ganhou a titularidade no time do interior paulista. Segundo análise da ESPN dos Estados Unidos, o brasileiro está cotado para ser a escolha de número 42 no Draft de 2020 da NBA.

Foco no Brasil

Pela equipe francana, o camisa 7 ganhou o Campeonato Paulista, da Liga Sul-Americana e vice da Copa Super 8. Didi é uma das peças-chave do Franca para o restante da temporada. O time ainda disputará a sequência do NBB, no qual é segundo colocado, e a fase semifinal da Liga das Américas. Apesar de toda expectativa e pelas palavras do “ídolo” Leandrinho, o jogador ainda se diz focado no basquete brasileiro, mesmo com o sonho de atuar na NBA.

“Não tenho nada planejado ainda.
Ele (Leandrinho) confia bastante, mas eu quero focar aqui no Brasil, no NBB, para depois que acabar a temporada eu pensar nisso. A Europa também pode ser um caminho, mas ainda tenho muita coisa a fazer aqui no Brasil ainda, tenho que participar desse Jogo das Estrelas também, meu primeiro jogo, penso mais nessas coisas agora para depois do NBB eu ver outras coisas”, disse ao Superesportes.

Leandrinho e Didi serão companheiros no time brasileiro do Jogo das Estrelas, que marca a metade da temporada do NBB. O evento será em Franca, interior de São Paulo, no Ginásio Pedrocão. Serão dois dias de atrações: nesta sexta-feira, a partir das 19h, estão programados os torneios individuais (Habilidades, 3 pontos, Enterradas e Desafio Interligas Sub-23 (Didi está selecionado para essa partida): Brasil x Argentina). No sábado, às 14h, o dia será dedicado ao Jogo das Estrelas, com o duelo amistoso entre NBB Brasil e NBB Mundo.
.