De acordo com o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN Americana, a troca não deve fazer com que Melo sequer vista o uniforma dos Bulls. Isso porque a intenção do time é receber a quantia da negociação e, assim que se encerrar o período de negociações, a partir do dia 8 de fevereiro, dispensar o jogador para não ocupar o salary cap.
Mesmo afastado do elenco desde o dia 8 de novembro, data de sua última partida pelos Rockets, Carmelo vivia a expectativa de permanecer com contrato vinculado ao Houston até a possibilidade de rescisão e a consequente dispensa. Entretanto, a lesão do pivô Clint Capela fez com que a franquia buscasse espaço para contratar Kenneth Faried, do Brooklyn Nets e, por isso, optaram por negociar o ala.
Protagonista durante grande parte de sua carreira, Anthony não tem conseguido repetir as boas atuações nas duas últimas temporadas. Trocado pelo Oklahoma City Thunder em uma negociação com o Atlanta Hawks, o ala foi parar no Houston Rockets, onde assinou um contrato mínimo com a franquia. A passagem, entretanto, durou apenas 10 jogos e com um rendimento abaixo do esperado acabou sendo colocado na lista de negociáveis.
Agora, quem aparece como possível destino para Carmelo é o Los Angeles Lakers. Em dezembro, o repórter Joe Vardon, do site The Athletic, publicou que LeBron James estaria interessado na aquisição de Anthony e, junto com alguns membros da franquia de Los Angeles e pessoas próximas ao próprio "Melo", acreditam que o jogador pode ser uma peça efetiva na rotação do time, que vem sofrendo com lesões nas últimas rodadas.