O Jogo das Estrelas 2019 do NBB segue ganhando forma. Depois do anúncio dos 24 atletas que formarão os times Brasil e Mundo, a liga confirmou nesta sexta-feira os comandantes de cada equipe. Helinho Garcia (Franca) e Régis Marrelli (Paulistano) estarão à frente do time brasileiro, enquanto Gustavo De Conti (Flamengo) e Léo Figueiró (Botafogo) vão comandar a equipe estrangeira.
Assim como a definição e a separação dos 18 atletas de cada equipe para as escolhas dos trios de capitães, os treinadores foram selecionados pelo mesmo formato. A votação contou com a participação de técnicos e capitães das 14 equipes que disputam o NBB, além de imprensa especializada e personalidades do basquete. Os pesos de cada tipo de eleitor também variou.
Dos escolhidos, o treinador mais votado foi Helinho Garcia, do Sesi Franca Basquete, que recebeu 52 votos (18,7% do total). Depois, apareceu Gustavo De Conti, do Flamengo, que recebeu 37 votos (13,3%). Régis Marrelli, do Paulistano, e Léo Figueiró, do Botafogo, auxiliares de Brasil e Mundo, respectivamente, receberam o mesmo número de votos: 36 (12,9% dos votos). O comandante do time paulista, porém, ficou na frente pelo peso dos votos.
Eleito com o maior número de votos, Helinho participará da comissão técnica do Jogo das Estrelas pelo segundo ano consecutivo, a primeira como técnico principal, já que foi assistente do NBB Mundo na última edição. Gustavo De Conti, segundo mais votado, foi convocado para o evento festivo pela quarta vez, a terceira como treinador principal.
Já Régis Marrelli, que será assistente de Helinho do NBB Brasil, vai para sua terceira aparição no Jogo das Estrelas., enquanto Léo Figueiró, por sua vez, foi chamado logo em sua primeira temporada como técnico principal no NBB e entrou para a história da competição como primeiro treinador a conseguir tal feito.
Neste ano, o Jogo das Estrelas voltará a ser dividido em dois dias. Na sexta (08), serão realizados os torneios individuais (Habilidades, 3 pontos e Enterradas, além de um desafio internacional). Já no sábado (09), às 14 horas (de Brasília), acontecerá o evento principal da festa, com o duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo.