O clube rubro-negro será o representante do País-sede e o anfitrião da disputa. Estarão na competição também o Austin Spurs, filial do San Antonio Spurs na liga de desenvolvimento da NBA, a G-League, da qual é o atual campeão; o San Lorenzo, vencedor da Liga das Américas; e o AEK, da Grécia, campeão da última Liga dos Campeões de Basquete.
"Estamos empolgados em trazer a Copa Intercontinental de volta às Américas e celebrar esta edição na excelente quadra olímpica de basquete do Rio de Janeiro, que foi a sede de tantos grandes momentos durante os Jogos de 2016. Os campeões da Liga das Américas e da Liga dos Campeões vão lutar e tentar criar suas próprias histórias", disse o secretário-geral da Fiba, Andreas Zagklis.
As estreias das equipes acontecem na sexta-feira, dia 15 de fevereiro, já pelas semifinais. O Flamengo vai encarar o Austin Spurs, enquanto o San Lorenzo duela com o AEK. Os vencedores destes confrontos se encaram na decisão, que será realizada dois dias mais tarde, em 17 de fevereiro, mesma data da disputa do terceiro lugar.
"Esta é mais uma grande iniciativa da Fiba Américas, que contribui para o crescimento do basquete brasileiro, pois promove um intercâmbio importante entre escolas fortes e tradicionais do cenário mundial. Esta será uma edição especial, já que reunirá os atuais campeões da NBA G-League, da Liga dos Campeões e da Liga das Américas", apontou o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Guy Peixoto..