Superesportes

SELEÇÃO BRASILEIRA

Com Marquinhos e Lucas Bebê, Petrovic chama 13 para Eliminatórias do Mundial

Seleção Brasileira se apresentará neste domingo, em um hotel em Guarulhos

Estadão Conteúdo Redação
Ambos os jogadores foram chamados pela primeira vez pelo técnico da seleção Aleksandar Petrovic - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo; Divulgação/Montakit Fuenlabrada
O técnico da seleção brasileira masculina de basquete, o croata Aleksandar Petrovic, anunciou nesta quinta-feira uma lista com 13 jogadores convocados para os jogos contra a República Dominicana, no próximo dia 30, e o Canadá, em 3 de dezembro, pela quinta janela das Eliminatórias do Mundial de 2019, que será disputado na China. O destaque para as partidas que acontecerão no ginásio Wlamir Marques, do Corinthians, em São Paulo, fica para as voltas do ala Marquinhos e do pivô Lucas Bebê.

O ala do Flamengo era presença constante na seleção comandada pelo técnico argentino Ruben Magnano até os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Na primeira lista de Petrovic, no final de 2017, Marquinhos pediu para ser dispensado por problemas pessoais e não foi mais chamado.

Já Lucas Bebê, que permaneceu quatro temporadas na NBA - jogou no Toronto Raptors -, não era convocado desde 2010, quando participou da fase preparação da equipe para o Mundial da Turquia. O pivô teve problemas com Rubén Magnano e, por isso, não teve mais oportunidades na seleção.

"Estou numa fase muito importante na minha vida, na minha carreira, e essa convocação para a seleção brasileira vem num momento em que vivo um recomeço. Voltei à Europa, estou tendo a chance de defender o meu país novamente, agora na seleção principal, mais maduro e mais experiente. Temos um grupo bem equilibrado, uma seleção de alto nível e estou feliz em poder disputar as Eliminatórias. É hora de começar a escrever uma nova história e que seja uma bonita história com a camisa do Brasil", afirmou Lucas Bebê.

No primeiro contato com o técnico croata, as palavras foram de confiança e muita motivação. "Tô muito motivado e não poderia ser diferente.
É motivo de orgulho poder voltar a defender o meu país e agradeço ao Petrovic pela oportunidade. Tive uma conversa muito boa com ele, me passou muita confiança e meu único objetivo é colaborar, da maneira como ele precisar", completou o jogador do Fuenlabrada, da Espanha.

A seleção brasileira se apresentará neste domingo, em um hotel em Guarulhos, na Grande São Paulo, e treinará no ginásio do Corinthians de segunda-feira até o dia 30, data da partida contra a República Dominicana.

Se conseguir vencer as duas partidas em São Paulo, o Brasil estará com a vaga assegurada no Mundial. Até agora, a equipe teve seis vitórias e duas derrotas - perdeu para Venezuela e Canadá. Ao todo, sete seleções das Américas vão para a competição na China. Em fevereiro, fora de casa, o time encerrará a sua participação nas Eliminatórias contra Ilhas Virgens (dia 21) e República Dominicana (24).

Confira a lista de convocados da seleção masculina:


Armadores - Rafa Luz (MoraBanc Andorra/ESP), Arthur Pecos (Mogi das Cruzes) e Scott Machado (South Bay Lakers/EUA)

Ala/Armador -
Vitor Benite (Cedevita/CRO) e Marcos Louzada "Didi" (Franca)

Alas - Leandrinho (sem clube), Leo Meindl (Paulistano) e Marquinhos (Flamengo)

Ala/Pivô - Lucas Dias (Franca) e Rafa Mineiro (Flamengo)

Pivôs - Anderson Varejão (Flamengo), Augusto Lima (Cedevita/CRO) e Lucas Nogueira "Bebê" (Fuenlabrada/ESP).