Jogando no Palácio Peñarol, no Uruguai, o Flamengo derrotou o Welcome pela última rodada da primeira fase da Liga Sul-Americana nessa quarta-feira. O marcador do confronto ficou em 86 a 72 para a equipe brasileira, comandada por Gustavo de Conti.
Além de carimbarem a vaga na semifinal da Sul-Americana, os flamenguistas também confirmaram a liderança da chave. Com isso, o time de Gustavinho ingressará no Grupo F na próxima etapa do torneio, junto do Bauru, do Instituto de Córdoba e do Minas Tênis Clube. O time da Rua da Bahia foi o melhor terceiro colocado e garantiu a vaga.
O resultado dessa quarta-feira foi encaminhado já no primeiro quarto de jogo. Nos minutos iniciais de partida, o Flamengo fez parcial de 25 a 11 para cima do Welcome, perante um Palácio Peñarol com muitos assentos disponíveis, e somente administrou a vantagem pelo restante do relógio. A equipe brasileira voltou a imprimir ritmo intenso no último período de embate.
O destaque ficou por conta do pivô Anderson Varejão. Mesmo sem ser o cestinha, o ex-jogador da NBA anotou um duplo-duplo no embate, com 13 pontos e 10 rebotes, combinados com duas assistências e um toco.
Na primeira fase da Liga Sul-Americana, os dois melhores colocados dos grupos A, C e D, junto ao melhor terceiro colocado destes grupos se classificarão à fase semifinal. No grupo B, apenas o campeão avança. Já na fase semifinal, as oito equipes serão divididas em dois grupos de quatro, que jogarão todos contra todos. As equipes vencedoras de cada grupo se enfrentarão na grande final, em melhor de três partidas.