Superesportes

NBA

As primeiras impressões da temporada 2018/2019 da NBA

Nova temporada da liga completou uma semana nesta quarta-feira

Matheus Muratori
A temporada 2018/2019 da NBA completou uma semana na madrugada desta quarta-feira, ao fim de três jogos.
Até então, 51 partidas foram disputadas e demonstraram que, apesar de um grande favoritismo em torno do atual bicampeão Golden State Warriors, será mais um ano de grandes emoções no melhor basquete do mundo. Veja, abaixo, as primeiras impressões da nova temporada da NBA.

Dificuldades para LeBron James no Los Angeles Lakers

Los Angeles Lakers, de LeBron James, ainda não venceu nas três partidas disputadas desta temporada - Foto: Steve DYKES/AFPA temporada não começou boa para o ala LeBron James e o Los Angeles Lakers. Em três partidas, o time do “Rei” foi batido em todas, para Portland Trail Blazers, Houston Rockets e San Antonio Spurs. Caso o time do técnico Luke Walton queira se reerguer, será necessário encontrar uma boa maneira de encaixar o quinteto e as rotações ao longo dos duelos. O Oklahoma City Thunder, também com três derrotas, é outra franquia para se destacar com início complicado. A ausência do armador Russell Westbrook, estrela do time, nos dois primeiros embates trouxe problemas à equipe.

“Azarão” na Conferência Oeste?

Pivô sérvio Nikola Jokic (15) tem diso o destaque do invicto Denver Nuggets neste início de temporada - Foto: Reprodução/Twitter Denver Nuggets @NuggetsCom 100% de aproveitamento em quatro jogos, inclusive batendo o Warriors, o Denver Nuggetts lidera a Conferência Oeste, considerada a mais difícil e equilibrada da NBA. Liderados pelo pivô sérvio Nikola Jokic, com médias de 23.3 pontos, 10.5 rebotes e 7 assistências por jogo, o time tentará seguir surpreendendo nesta temporada.

Conferência Leste “dominada”?

Ala Kawhi Leonard tem correspondido às expectativas no Toronto Raptors, outra equipe invicta - Foto: Vaughn Ridley/AFPO Toronto Raptors é outro time com 100% de aproveitamentos em quatro jogos.
A equipe, do ala Kawhi Leonard e do armador Kyle Lowry, conta com um elenco robusto e tem utilizado bem as rotações ao longo das partidas. A franquia se coloca como a principal candidata a vencer a Conferência Leste, ao lado do Boston Celtics, que venceu e perdeu duas (uma delas para o Toronto).

San Antonio Spurs segue imponente

Equipe 'remodelada' do San Antonio Spurs tem mostrado resultado e promete ser uma das forças da NBA - Foto: Harry How/AFPApesar de uma reformulação do elenco, o Spurs segue como uma equipe cascuda na NBA. Comandados pelo lendário técnico Gregg Popovich, a franquia texana venceu duas partidas e foi derrotado por uma vez. O ala-armador DeMar DeRozan e o ala-pivô LaMarcus Aldridge têm se destacada nessa “reconstrução” do Spurs. O Warriors, com apenas um revés para o surpreendente Nuggets, continua em busca da dominância da liga. A franquia californiana ainda não contou com a estreia do pivô DeMarcus Cousins, com lesão no tornozelo.

Calouros ousados

Em uma semana, Trae Young conseguiu uma marca que não era alcançada por um calouro desde 2009 - Foto: Jason Miller/AFPDois novatos têm roubado a cena nesta temporada. O armador Trae Young, do modesto Atlanta Hawks, destacou-se na única vitória da franquia até então, sobre o Cleveland Cavaliers, com 35 pontos e 11 assistências. O último calouro a conseguir esses números foi o armador Stephen Curry, em 2009/2010, pelo Warriors. Já o ala esloveno Luka Doncic, do Dallas Mavericks, tem médias de 18.3 pontos, 5.7 rebotes e 4.3 assistências por jogo, e é uma das principais armas do bom time. Os texanos venceram duas e perderam uma.

Cadê os brasileiros?

Terceira opção na função, pivô brasileiro Cristiano Felício tenta conseguir minutos em quadra pelo Bulls - Foto: ELSA/AFPOs três brasileiros na NBA ainda não entraram em quadra nesta temporada. O pivô Cristiano Felício, do Chicago Bulls, disputa posição com Wendell Carter (titular) e Robin Lopez (reserva imediato) e terá de fazer mais para convencer o técnico Fred Hoiberg de que é mais que um atleta no “fundo do banco”.

Raulzinho, armador do Utah Jazz, passou boa parte da pré-temporada com um estiramento muscular e ainda não está em seu ideal físico. Entretanto, quando estiver 100%, terá que brigar muito por tempo de quadra com o espanhol Ricky Rubio (titular) e o australiano Dante Exum (reserva imediato).

Já o experiente Nenê, de 36 anos, é uma peça importante no Houston Rockets. Tido como “mentor” do titular Clint Capela, o brasileiro luta para conseguir minutos na temporada regular.
Nas últimas temporadas, o técnico Mike D’Antoni tem utilizado mais o jogador nos playoffs.

Resultados dessa terça-feira:


Philadelphia 76ers 132 x 133 Detroit Pistons
Los Angeles Clippers 109 x 116 New Orleans Pelicans
Sacramento Kings 112 x Denver Nuggets

Jogos desta quarta-feira (horários de Brasília):

20h - Dallas Mavericks x Atlanta Hawks (transmissão da ESPN)
20h - Brooklyn Nets x Cleveland Cavaliers
20h30 - Minnesota Timberwolves x Toronto Raptors
20h30 - New York Knicks x Miami Heat
21h - Charlotte Hornets x Chicago Bulls
21h - Utah Jazz x Houston Rockets
21h30 - Indiana Pacers x San Antonio Spurs
22h30 - Philadelphia 76ers x Milwaukee Bucks (transmissão da ESPN)
23h - Los Angeles Lakers x Phoenix Suns
23h - Memphis Grizzlies x Sacramento Kings
23h30 - Washington Wizards x Golden State Warriors
.