O Phoenix Suns optou pela segurança, pois não há riscos de surpresa negativa com DeAndre Ayton. O atleta teve médias de 20,1 pontos e 11,6 rebotes com 61,2% de aproveitamento dos seus arremessos de quadra na temporada universitária. A expectativa é grande sobre o jogador, que deve brigar pelo título de Calouro do Ano se conseguir manter seu estilo de jogo entre os profissionais.
Guardadas as devidas proporções, sua maneira de jogar, dominante e habilidoso no garrafão, é comparada a feras como David Robinson, Patrick Ewing e Karl Anthony-Towns. "Minha família me colocou em posição de conquistar todos os meus objetivos. Quero representar o meu país da melhor maneira possível", disse em discurso após ser selecionado.
Nas seleções do Draft que vieram em seguida, nenhuma surpresa.
O terceiro nome a ser chamado foi o do badalado Luka Doncic, do Real Madrid. O esloveno de 19 anos impressionou com a performance na temporada europeia. Foi o quinto jogador estrangeiro da história a ser escolhido no Top 3. Mas não ficará no Atlanta Hawks que o escolheu, pois logo foi transferido para o Dallas Mavericks, que cedeu a sua quinta escolha, Trae Young, e uma futura escolha de primeira rodada.
A quarta escolha do Draft foi feita pelo Memphis Grizzlies, que assinou com o pivô Jaren Jackson Jr., pouco falado, mas com enorme potencial mostrado em Michigan State.
Confira as 10 primeiras escolhas do Draft de 2018:
1.º - Deandre Ayton - Phoenix Suns
2.º - Marvin Bagley III - Sacramento Kings
3.º - Luka Doncic - Atlanta Hawks (transferido para o Dallas Mavericks)
4.º - Jaren Jackson Jr. - Memphis Grizzlies
5.º - Trae Young - Dallas Mavericks (transferido para o Atlanta Hawks)
6.º - Mohamed Bamba - Orlando Magic
7.º - Wendell Carter Jr. - Chicago Bulls
8.º - Collin Sexton - Cleveland Cavaliers
9.º - Kevin Knox - New York Knicks
10.º - Mikal Bridges - Philadelphia 76ers (transferido para o Phoenix Suns).