Max Verstappen está ainda mais perto de conquistar seu bicampeonato da Fórmula 1. Nesta madrugada, o piloto da Red Bull foi quem liderou o terceiro treino livre e a classificação para o GP do Japão, conquistando sua 18ª pole position da carreira, com tempo de 1min29s304.
Para não depender de ninguém e levar mais uma conquista para a casa, o holandês de 25 anos precisa ser perfeito no circuito de Suzuka: ganhar a corrida e marcar a melhor volta.
Charles Leclerc, da Ferrari, anotou uma diferença de apenas 0s010 para Verstappen e ficou em segundo, enquanto seu companheiro de equipe Carlos Sainz vem logo em seguida. Sergio Pérez e Esteban Ocon estão na sequência, respectivamente.
Após o comando de largada, Yuki Tsunoda, piloto da casa, foi o primeiro a sair dos boxes. A prova foi bastante diferente das anteriores, que foram realizadas sob forte chuva no circuito de Suzuka.
George Russell e Lewis Hamilton, que apresentaram uma dobradinha no segundo treino livre, não tiveram um bom desempenho. O primeiro terminou na sexta colocação, enquanto o segundo conquistou a posição seguinte.
No Q1, Alexander Albon, Pierre Gasly, Magnussen, Lance Stroll e Latifi foram eliminados. Já no Q2 quem caiu foi Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu e Schumacher.
Por fim, o Q3 foi dominado por Max Verstappen, que assumiu a ponta e não largou mais. Apesar de garantir a pole, o atual campeão da Fórmula 1 quase se envolveu em uma batida que podia culminar no seu insucesso do fim de semana.
Lando Norris quase colidiu com a traseira do carro do holandês, que estava mais devagar na pista durante uma volta. O inglês da McLaren conseguiu desviar e depois recebeu um pedido de desculpas do adversário.
O GP do Japão está marcado para iniciar às 2 horas (de Brasília) deste domingo. Apenas cinco etapas restam para o fim desta temporada.