Dois treinos livres para o GP do Japão, a 18ª etapa da Fórmula 1 deste ano, foram realizados nesta madrugada sob forte chuva. Fernando Alonso liderou a primeira sessão com 1m42s248, enquanto Russell, com 1m41s935, fez dobradinha com Lewis Hamilton na segunda.
Os pilotos retornam às pistas neste sábado (8/9), às 00h (de Brasília), para o terceiro treino livre. Mais tarde, às 3h, acontecerá a qualificação. A corrida está marcada para domingo (9/9), às 2h.
Treino livre 1
No primeiro treino desta sexta os pilotos tiveram que retornar aos boxes nos últimos 15 minutos por conta da chuva. Seguido de Alonso, ficaram Carlos Sainz e Charles Leclerc para completar o top 3.
O concorrente mais próximo do título desta edição de F1, Max Verstappen, ficou como sexto colocado, com o tempo de 1m43s362.
O episódio mais preocupante do percurso foi quando Schumacher, da Hass, bateu, mas nada aconteceu com o piloto. Seu carro perdeu dois pneus e o bico por conta da colisão frontal.
Treino livre 2
Quem comandou o segundo treino foi George Russell, que completou uma dobradinha com seu companheiro da Mercedes Lewis Hamilton. Verstappen fechou a terceira posição.
A sessão teve 1h30 de duração. Trinta minutos foram contemplados para um teste dos protótipos dos pneus slick para 2023.
Schumacher não foi à pista por conta da batida para fazer reparos em seu carro. Sainz apareceu na sexta colocação, enquanto Leclerc, que passou pelos boxes para arrumar os frios, terminou em 11º.