O líder da temporada ganhou seu 18° GP, oitavo na temporada, e subiu para os 287,5 pontos. Hamilton, que garantiu o ponto extra pela melhor volta e cruzou em segundo, agora soma 276,5 pontos. Depois de se estranharem no treino de sexta-feira, os rivais evitaram se cumprimentar ao fim da corrida como já haviam feito no treino classificatório.
A torcida invadiu a pista após a bandeirada para festejar uma corrida emocionante e com bela apresentação de holandês e inglês desde a largada. Enquanto Verstappen comemorava, Hamilton não escondia a frustração pelo segundo lugar. Sergio Pérez completou o pódio.
"Com certeza, tudo começou na largada. Tínhamos de buscar algo diferente e buscamos uma estratégia agressiva. Foi uma corrida divertida, no fim o carro balançava muito, mas deu tudo certo", comemorou Verstappen, antes de receber o troféu que chegou num carro estilo texano, com o ex-jogador de basquete Shaquille O'Neal.
Antes de a corrida iniciar, as celebridades apareceram na formação do grid, entre eles o ator Ben Stiller, Shaquille O'Neal, a tenista Serena Williams e o ex-piloto brasileiro Emerson Fittipaldi. Todos tietavam os pilotos e previam uma bela corrida.
A oitava vez na qual o holandês e o inglês largaram lado a lado na Fórmula 1 foi espetacular em Austin. Hamilton partiu com tudo para cima de Verstappen, que jogou o carro para cima do rival, mas não impediu a ultrapassagem antes da apertada curva um. Pérez chegou a brigar pelo segundo lugar, mas segurou para beneficiar o companheiro de Red Bull.
Verstappen sabia que não podia deixar o rival abrir e iniciou uma grande perseguição, com direito e revezamento entre ambos da volta mais rápida. O holandês excedeu o limite da pista antes da volta oito e recebeu o primeiro alerta do dia. Com três, ocorre punição com perda de segundos.
Apesar de a Red Bull estar mais rápida na pista de acordo com fala no rádio dos dois primeiros do GP dos Estados Unidos, o líder do Mundial de Pilotos lamentava não conseguir brigar pela ultrapassagem. Variavam entre 6 e 8 milésimos de segundos.
Verstappen antecipou a troca de pneus para a volta 11 para tentar inverter a posição em estratégia dos boxes. Bastou o rival ir para a troca para o inglês mudar o discurso de que estava deslizando para o de "os pneus estão ok". Entrou para troca, contudo, três voltas depois. Hamilton não apenas perdeu a primeira colocação como ficou muito tempo para trás.
Os torcedores americanos, visivelmente torcendo pela Red Bull, fizeram enorme festa com a primeira passagem de Verstappen na frente. Se na pista sofria para ultrapassar, na troca de pneus não apenas recuperou a primeira colocação como ganhou mais de seis segundos de vantagem.
Livre na frente, Verstappen não conseguiu disparar como previa. Enquanto Alonso, Raikkonen e Giovinazzi travavam batalhas quentes por posições intermediárias, com direito a oponentes jogados para fora da pista, Hamilton diminuía a vantagem e chegou no meio da prova com pouco mais de três segundos atrás.
Com rendimento caindo, Verstappen novamente optou por entrar antes nos boxes. Perdeu o primeiro lugar, mas apostava em novamente ganhar tempo na pista com os pneus novos. Hamilton ficou 16 segundos na frente e chegou a pedir para não ser incomodado no rádio. Depois, repetiu a fala que os pneus estavam bons, o que sugeria não entrar mais para troca, restando 22 voltas. Apenas blefe, pois a troca veio novamente.
Com pneus duros e mais resistentes, teria 18 voltas para tentar tirar na pista os nove segundos de desvantagem para evitar a primeira vitória de Verstappen nos Estados Unidos. A previsão da Mercedes era de colar faltando três voltas.
Com 10 voltas a vantagem era de 3,5 segundos e com Hamilton girando sempre mais rápido. Em terceiro, Sergio Pérez estava bem para trás, mas sem a presença no pódio ameaçada, pois tinha boa distância para Charles Leclerc, da Ferrari.
Restando as previstas três voltas, Hamilton estava próximo, mas não o suficiente para tentar brigar pela posição. Com quase dois segundos de vantagem, bastava ao holandês administrar sua vantagem cômoda, sem errar. E assim o fez, para bela festa dos quase 350 mil norte-americanos que lotaram as arquibancadas e optaram por torcer pelo Red Bull.
Restam cinco etapas para a decisão do título mais disputado dos últimos anos e os pilotos voltam à pista daqui duas semanas, no México. Depois ocorre o GP de São Paulo, entre os dias 12 e 14 de Novembro, em Interlagos.
Veja a classificação do GP dos Estados Unidos:
1º) Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 1hora24min36s552
2º) Lewis Hamilton (GBR/Mercedes, a 1s333
3º) Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 42s233
4º) Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 52s246 volta
5º) Daniel Ricciardo (AUS/McLaren), a 1min16s854
6º) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 1min20s128
7º) Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 1min23s545
8º) Lando Norris (GBR/McLaren), a 1min24s395
9º) Yuki Tsunoda (JAP/AlphatTauri), a uma volta
10º) Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), a uma volta
11º) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a uma volta
12º) Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a uma volta
13º) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a uma volta
14º) George Russell (GBR/Williams), a uma volta
15º) Nicholas Latifi (CAN/Williams), a uma volta
16º) Mick Schumacher (ALE/Haas), a duas voltas
17°) Nikita Mazepin (RUS/Haas), a duas voltas
Não completaram a prova:
Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
Esteban Ocon (FRA/Alpine)
Fernando Alonso (ESP/Alpine)