"Estamos profundamente tristes em relatar a perda de Dean Berta Viñales. A família #WorldSBK manda condolências para sua família, entes queridos e equipe. Sentiremos muita falta da sua personalidade, entusiasmo e compromisso. Todo o mundo do motociclismo vai sentir sua falta, Dean. Descanse em paz", lamentou a SBK, organizadora do evento.
Foi o segundo acidente fatal em provas de motovelocidade entre jovens nos últimos dois meses. Em julho, o também espanhol Hugo Millán, de 14 anos, morreu em uma competição em Aragão. Sofreu queda e acabou atingido pelo polonês Milan Leon Pawelec, não resitindo aos ferimentos.
A corrida 1 da Supersport 300 da Superbike, neste sábado, estava na volta 11 quando Dean Berta se desequilibrou e foi ao chão. Ele acabou atingido pelas motos de Alejandro Carrion, Daniel Mogeda, Harry Khouri e Yeray Ruiz, que vinham logo atrás e não conseguiram desviar.
O espanhol recebeu atendimento médico ainda na pista, com interrupção imediata da prova. De helicóptero, foi levado a um hospital próximo do circuito, mas não resistiu aos graves ferimentos na cabeça e no tórax. A equipe Yamaha prestou condolências à família do jovem.