Vencedor há uma semana na Áustria, Martín colocou a Ducati novamente na pole ao cravar 1min22s643, recuperando o recorde então quebrado pelo líder do Mundial. O francês Fabio Quartararo havia feito uma excelente primeira volta no Q2 e tinha tudo para largar na pole position da etapa da Áustria. Com 1min22s677 era o único a cravar marca abaixo de 1min22s. Até Martín surpreender mais uma vez.
O espanhol que tinha sofrido queda banal no treino, derrapando na brita, se recuperou em grande estilo em Spielberg, no Q2. Resgatou o recorde da pista batido por ele na semana passada, e fez enorme festa. Quartararo ficou em segundo, com Johann Zarco, seu principal concorrente na briga pelo título com o quarto tempo.
Entre eles aparece Francesco Bagnaia, também com Ducati. O italiano chegou a brigar pela pole, mas não conseguiu baixar o tempo de casa de 1min23s. Única Honda entre os seis primeiros, o espanhol Marc Marquez fez o quinto tempo.
Quartararo não escondeu a frustração ao perder a pole position no fim. Reconheceu que não fez uma segunda volta rápida, mas espera compensar na pista. O piloto admitiu que sua Yamaha não vem rendendo o esperado na Áustria, mas promete dar tudo para se redimir. "Largar na primeira fila é importante."
Mesmo não largando na pole, ele tenta ampliar a vantagem na liderança sobre Zarco, hoje em 40 pontos. O líder soma 172, diante de 132 do compatriota. O espanhol Joan Mir, o terceiro no geral, soma 121 pontos.