Superesportes

MOTOGP

Jack Miller ganha GP da França de MotoGP em dia de pista molhada

Numa corrida com muitas quedas, Johann Zarco e Fabio Quartararo, o pole position da prova, completaram o pódio

Estadão Conteúdo
Vencedor na França, Miller entrou na briga pelo título - Foto: JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP Deu Austrália no molhado GP da França de MotoGP, neste domingo. Com pista úmida pela chuva e muitas quedas, quem levou a melhor foi Jack Miller, da Ducatti, seguido pelo companheiro Johann Zarco e pelo francês Fabio Quartararo, da Yamaha, o pole position da prova e agora líder.



A briga pelo título da temporada ficou bem acirrada após a quinta etapa da MotoGP. Quartararo, que perdeu a pole logo na largada e cruzou em terceiro, chegou aos 80 pontos e está na frente de Francesco Bagnaia, com 79. Zarco aparece em terceiro, com 68, e o vencedor Miller entrou na briga, ao subir para 64.

Depois de ótima largada, Jack Miller dominou a prova em Le Mans e, mesmo levando punição dupla, cruzou a linha de chega com tranquilidade após 47min25s473. Zarco completou a dobradinha da Ducatti 3s970 atrás. A equipe dominou o chuvoso e molhado GP. A superioridade ficou evidente com a vantagem sobre Quartararo, da Yamaha, mais de 14 segundos atrás.

Miller assumiu a liderança na largada e, após ser ultrapassado por Quartararo, ainda se viu prejudicado ao entrar nos boxes ultrapassando o limite de velocidade. Acabou levando punição dupla e voltou trás. Em duas voltas fantásticas, chegou e passou o francês, que também levou punição por falha nos boxes. Dali em diante dominou as 27 voltas do GP.



Mesmo não conseguindo triunfar em casa, o francês fez enorme festa por assumir a liderança da MotoGP. Bem diferente do seis vezes campeão, o espanhol Marc Márquez, que fez uma corrida para ser esquecida em Le Mans. Por causa da pista molhada, o piloto sofreu duas quedas, uma delas sozinho na volta 19. Desta vez sem retorno à prova.

Com pista prejudicada pela chuva e velocidade reduzida, o português Miguel Oliveira, da KTM, fazia as melhores voltas quando também perdeu o controle, foi ao chão e abandonou. Franco Morbidelli, da Petronas Yamaha, e Alex Rins, da Suzuki, aumentaram a lista de abandonos por queda.