Se o relevo de Minas Gerais é o responsável por criar campeões no esporte Off Road, não é de se espantar que tenham tantos mineiros entre os favoritos ao título nas principais competições de rally do Brasil. Na 34ª edição do Rally Piocerá, que começa nesta terça-feira (26/1) e vai até sábado (30/1), em quatro dias de provas entre os estados do Piauí e Ceará, não será diferente e nas categorias de carro, moto e bike haverá uma “disputa mineira” no Nordeste.
Nos carros, a competição promete ser pesada na categoria Master em uma disputa entre conterrâneos. Nos últimos sete anos, os belo-horizontinos Renato Martins e Fernando Lage ganharam três títulos cada um e ambos vão em busca desse desempate. Renato levantou o troféu em 2020,2016 e 2015. Fernando foi campeão em 2019, 2018 e 2014. Renato tem ao seu lado neste ano o navegador Cristiano Souza e Lage, Tiago Poisl que ajudarão a percorrer os 1.000 mil quilômetros de provas.
“O objetivo de quem compete é sempre o primeiro lugar. Em sete participações eu tive três primeiros lugares, três segundos e em uma tive problema no meu carro e não consegui completar. Embora seja uma prova desafiadora, é do jeito que eu gosto. O grid este ano está muito forte, acredito que seja o mais competitivo de todas as edições, com gente de vários estados de olho no título de campeão”, ressaltou Fernando.
Renato leva essa disputa mineira na brincadeira. “Minha expectativa é sempre ganhar, ou melhor, de participar (risos). Vou sempre com tudo. Vai ser uma prova bem legal. Todo ano é muito bom participar desse rally. Esperamos que 2021 seja um ano de virada e também desse nosso desempate”, brinca Renato.
Nas motos, liderando a equipe Honda Racing, o lavrense e pentacampeão do Piocerá Dário Júlio busca se manter no pódio. “Darinho”, como é conhecido, venceu três vezes na categoria Master (a principal, em 2007, 2008 e 2011); uma vez na Over 40 (2018) e uma na Brasil (2020). “Quarentão”, este ano ele disputa novamente a Over 40.
“Minas Gerais tem muita tradição no Enduro de Regularidade e é um celeiro de grandes pilotos. É sempre um prazer começar a temporada com essa competição, não só pela estrutura da prova ser fantástica e sim pela região, já que o povo do Piauí e Ceará nos recebe muito bem. As trilhas são bem técnicas, o que gera sempre um nível alto de disputa”, comenta Darinho.
Outro lavrense que era destaque entre as motos, Tunico Maciel, tricampeão da competição (2019, 2018, 2017), será homenageado na largada do evento. Ele faleceu em Novembro de 2020 em prova do Rally dos Sertões e será lembrado pelos colegas.
Nas bikes, o percurso será de 356 quilômetros, com muitas subidas e descidas, além de passagens por grandes parques locais. Atleta natural da cidade de Mariana, Daniel Zoia é representante da categoria Elite Masculino e tricampeão do Rally Piocerá.
“Esta é uma prova muito diversificada, que exige muito do preparo físico e mental. Independente do nível do competidor, profissional ou amador, todo mundo sofre muito. Vou com força total para fechar a prova como tetracampeão. Uma coisa que valorizo em uma competição como essa são as amizades, que a gente como bom mineiro faz com a galera de todos os estados”, ressalta Zoia.
De Tiradentes, Karen Olímpio, tetracampeã brasileira de XCO e atual campeã da Elite Feminina, é nome que tira o sossego das demais competidoras. “Esta será a minha segunda participação no Piocerá. São quatro dias duros e ao mesmo tempo divertidos com a bike. As expectativas são bem grandes. Estou bem preparada para buscar mais uma vitória e levar Minas Gerais, mais uma vez, para o alto do pódio”.
Quatro dias de competição
Neste ano, a competição larga no Piauí rumo ao Ceará, passando pelas cidades de Piripiri (PI), Ubajara (CE), Guaraciaba do Norte (CE), Canindé (CE), Santa Quitéria (CE), Guaramiranga (CE), Maranguape (CE) até chegar em Aquiraz (CE). O Piocerá é o único que reúne atletas de bikes com participantes das motos, carros, quadriciclos e UTVs (mistura de carro e quadriciclo com “gaiola”, proteção tubular em torno do cockpit).
Válido pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA), a prova contará com cerca de 1.000 quilômetros a serem percorridos por mais de 400 competidores durante quatro dias. Pilotos e navegadores terão pela frente desafios técnicos, de resistência, curtindo, claro, um visual repleto de belas paisagens da região.
Já para as bikes, o percurso será de 356 quilômetros, com muitas subidas e descidas, além de passagens por grandes parques locais.
Uma caravana de mais de 1.000 pessoas está envolvida durante os dias de prova. Cerca de 65 mil litros de combustível são consumidos pelos inscritos e equipe de organização. A rede hoteleira das cidades por onde a prova passa também se movimenta e cerca de seis mil leitos são ocupados na semana em que é realizado o rally.
Piocerá durante a pandemia
Devido à pandemia do novo coronavírus, alguns protocolos foram ajustados para que houvesse segurança para competidores e organização. Diversas medidas foram adotadas, como as bases do evento em cada cidade sem acesso ao público. Nos anos anteriores era comum ter plateia ou grande movimento de moradores locais por onde o rally passa.
Houve a exigência de teste negativo para a COVID-19 a todos os participantes, medição de temperatura na entrada do evento, distanciamento social em atividades presenciais, como as retiradas de kits e realização de reuniões virtuais, como os briefings.
Programação Rally Piocerá 2021
26/1 – terça-feira - Teresina (PI)
Vistoria técnica, briefing virtual e largada promocional
27/1 – quarta-feira – 1º dia
Motos: Teresina (PI) a Piripiri (PI) - 256 km – 7h05min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: Teresina (PI) a Piripiri (PI) - 258 km – 7h57 min de prova
Bikes: Circuito em Piripiri (PI) – 109 km, com 1.530 m de ascensão
28/1 – quinta-feira – 2º dia
Motos: Piripiri (PI) a Ubajara (CE) - 187 km – 5h20min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: Piripiri (PI) a Ubajara (CE) - 207 km – 6 horas de prova
Bikes: Circuito em Guaraciaba do Norte (CE) - 83 km, com 1.700 m de ascensão
29/1 – sexta-feira – 3º dia
Motos: Ubajara (CE) a Canindé (CE) - 321 km – 9h10min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: Ubajara (CE) a Canindé (CE) - 325 km – 9h21min de prova
Bikes: Santa Quitéria (CE) a Canindé (CE) - 81 km, com 1.550 m de ascensão
30/1 – sábado – 4º dia
Motos: Canindé (CE) a Aquiraz (CE) - 194 km – 5h45min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: Canindé (CE) a Aquiraz (CE) - 197 km – 5h46min de prova
Bikes: Guaramiranga (CE) a Maranguape (CE) - 83 km, com 1.450 m de ascensão