
Lewis Hamilton chegou em terceiro no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, mas acabou punido com cinco segundos e, então, Carlos Sainz, da McLaren, herdou seu posto. O espanhol saiu da última posição após ter tido problemas no carro e conquistou seu primeiro pódio de forma épica no circuito de Interlagos.
A decisão veio após o pódio, quando os comissários optaram pela punição ao piloto britânico. Sainz, que chegou em quarto, acabou ficando com a premiação, mas não participou da cerimônia, que já tinha acontecido.
A batida aconteceu na reta final da prova em São Paulo, após a entrada do safety car. Na relargada, Hamilton passou Gasly e foi para cima de Albon, que era o segundo colocado. Com a batida entre eles, o francês da Toro Rosso ficou em segundo, mas o tailandês da RBR acabou ficando na pista e chegando em penúltimo.
BREAKING: Carlos Sainz earns his first podium in Formula 1!
— Formula 1 (@F1) November 17, 2019
He is promoted to third place in Brazil after Lewis Hamilton receives a five-second penalty for his clash with Alex Albon#BrazilGP %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 #F1 pic.twitter.com/oa1j7EgIl4
Após a prova, o britânico se desculpou. “Peço desculpas a Albon. Foi completamente minha culpa. Eu corri muitos riscos hoje. Arriscamos tudo”, lamentou.
Max Verstappen ficou com a primeira colocação após ter conquistado a pole e deu um passo à frente pela terceira colocação geral da temporada da F1. Pierre Gasly chegou em segundo, também no primeiro pódio da carreira. Enquanto isso, as Ferraris de Charles Leclerc e Sebastian Ferrari bateram entre si e os dois precisaram abandonar a prova, que já estava no final.