A corrida deste domingo chegou a ser interrompida a 14 voltas para o fim, tamanho o volume da chuva que caia no Circuito Ricardo Tormo. Após a relargada, porém, Dovizioso assumiu a primeira colocação e foi abrindo distância até confirmar a vitória.
Foi a quarta vitória da temporada 2018 para Dovizioso, que confirmou o vice-campeonato mundial. Ele chegou a 245 pontos, 76 atrás do campeão Márquez e a 47 do terceiro colocado Valentino Rossi.
Diante de uma prova tão caótica, o pódio também foi bastante inesperado. Se Dovizioso venceu, Alex Rins ficou na segunda colocação, posição que havia obtido apenas outras duas vezes na temporada. O terceiro lugar foi também de um espanhol, Pol Espargaró, que sequer havia conseguido ficar entre os 10 primeiros de uma prova em 2018.
A forte chuva que caiu em Valência mostrou desde o começo que a prova deste domingo não seria uma qualquer. Não demorou para que o campeão mundial Marc Márquez caísse e precisasse abandonar a prova. Maverick Viñales, Franco Morbidelli, Andrea Iannone, Danilo Petrucci, Thomas Luthi, Jack Miller, Alvaro Bautista e Aleix Espargaró seguiram o exemplo e também deixaram a corrida.
Diante deste cenário, Alex Rins aproveitou e ganhou a liderança, seguido por Dovizioso e Rossi.
Com isso, Rins ocupou a pole position na relargada, mas não demorou para que cedesse a primeira colocação a Dovizioso. Rossi seguia no encalço do espanhol, mas ao tentar a ultrapassagem a cinco voltas para o fim, o italiano caiu e deixou a briga pelo pódio, completando a prova apenas em 13.º.
Atrás dos três primeiros, Michele Pirro terminou na quarta colocação. O espanhol Dani Pedrosa foi o quinto, naquela que foi sua corrida de despedida de uma longa carreira na MotoGP, na qual o piloto competia desde 2006..