Pelo critério de desempate, entretanto, a Seleção Celeste precisaria golear a Argentina na última rodada para ultrapassar Equador ou Chile na tabela de classificação. Os uruguaios têm saldo negativo de um gol. Enquanto isso, o Equador soma um saldo positivo de cinco tentos; os chilenos têm saldo de três gols.
Situação da Eliminatória Sul-Americana: A Colômbia arrancou o empate contra o Chile no fim do segundo tempo e assegurou o passaporte para a Copa do Mundo. Equador e Chile somam 25 pontos e ambos podem ser ultrapassados pelo Uruguai, que tem 22 pontos.
Termina a partida! O Equador abre três pontos de vantagem sobre o Uruguai, quinto colocado, e encaminha a classificação para a Copa do Mundo de 2014.
Gastón Ramírez lança para a área do Equador e Ayovi corta o passe na risca da área. O árbitro vai encerrar a partida.
Paredes reclama de cãibras e vai ao chão. Os equatorianos estão desesperados pelo fim da partida.
Celeste avança pela direita com Suárez. O atacante dribla o marcador na linha de fundo e sai com a bola para fora do gramado.
Uruguai tenta chegar ao empate na base do chuveirinho para a área.
Terceira e última substituição do Equador: Rojas deixa o gramado sentindo lesão para a entrada de Bolaños.
Antonio Valencia descola cruzamento rasteiro e Felipe Caicedo, na pequena área, apenas observa a bola passa na sua frente.
A Celeste não consegue encaixar sequer um ataque para ameaçar o goleiro Domínguez.
Rojas se livra da marcação de Gimenez na ponta direita, depois finta Cavani e finaliza fraco, facilitando o trabalho de Muslera.
A Venezuela empata com o já eliminado Paraguai em casa. Se a Vino Tinto marcar o segundo gol terá pontuação para brigar pela quinta vaga do grupo com o Uruguai.
Os resultados deste momento garantem a classificação de Chile e Colômbia para a Copa do Mundo. Um gol do Uruguai neste jogo ou da Colômbia (que perde por 3 a 2) mudam a cara da tabela.
Suárez e Forlán trocam passes na meia-esquerda. A Celeste continua buscando o empate nos minutos que restam para o fim da partida.
Gastón Ramírez adianta demais a bola no meio e perde o controle da redonda. Ela sobra para Forlán, que toca no peito de Ibarra ao tentar inverter o jogo.
Em seu primeiro lance, Ibarra cobra escanteio pela direita e Castillo, no miolo da área, cabeceia à direita do alvo.
Segunda mudança dos donos da casa: o autor do gol, Montero, deixa o gramado vagarosamente para a entrada de Renato Ibarra.
O goleiro do Equador, Domínguez, não tem a menor pressa para cobrar tiro de meta. Luis Suárez protesta contra o jogador.
Paredes corta passe para dentro da área e entrega a bola nos pés de Cavani. O atacante do PSG finaliza de primeira e manda a bola pela linha de fundo.
O técnico do Uruguai, Óscar Tabarez, gasta todas as suas substituições: Gastón Ramírez entra no lugar de Cristian Rodríguez.
Cavani deixa de calcanhar para Forlán na intermediária ofensiva. Noboa, entretanto, estava bem posicionado e intercepta a bola.
A Seleção do Uruguai prepara sua última substituição.
No lance, Muslera espalmou finalização de média distância para o meio da área, Rojas apanhou o rebote e toca para as redes após driblar o goleiro uruguaio. O atacante do Equador parecia estar em condição de jogo.
Árbitro marca impedimento de Rojas e anula o segundo gol do Equador.
O Uruguai continua pressionando com seus três jogadores mais habilidosos. Suárez recebe na entrada da área e abre para um Forlán desmarcado. O veterano não acompanha a velocidade da bola e desperdiça o ataque.
A Celeste parte para o campo ofensivo com seu trio de ataque. Forlán tenta acionar Cavani com um passe em profundidade e manda pela linha de fundo.
Segunda substituição do Uruguai: Gargano deixa o gramado para a entrada de Alejandro Silva.
Antonio Valencia erra passe buscando Rojas na linha que divide o gramado e o Uruguai retoma a posse da bola.
Primeira alteração do Equador: Énner Valencia sai para a entrada de Rojas.
Jogo paralisado para Énner Valencia receber atendimento médico.
Cristian Rodríguez fica com a bola na intermediária ofensiva e acerta uma pancada de canhota. Domínguez espalma o chute e evita o empate do Uruguai.
Antonio Valencia descola cruzamento na meia direita. A bola passa por Caicedo na marca do pênalti e sobra para Montero, que não consegue espaço para arrematar.
Suárez bate a falta e carimba a barreira formada pela defesa equatoriana.
Primeira mudança do Uruguai: Diego Forlán entra no lugar de Maxi Pereira.
Guagua chega atrasado e derruba Suárez na intermediária ofensiva. A Celeste processará a primeira alteração antes da cobrar a infração.
Uruguai tenta tramar jogadas de ataque para empatar o jogo. A Celeste, entretanto, erra passes em excesso.
Cavani toca para Suárez na entrada da área. O jogador do Liverpool abre na direita para Giménez, que não consegue acompanhar a velocidade da bola e deixa ela escapar pela linha lateral.
Jefferson Montero, Noboa e Castillo constroem triangulação perto do círculo central e procuram armar ataque do Equador.
Antonio Valencia rouba a bola no campo defensivo, dispara em velocidade e sofre um desarme ao ultrapassar a linha do meio-campo.
Passe buscando Fucile na esquerda sai muito forte e a bola se perde pela linha lateral.
Arévalo Rios chega por cima para dividir com Énner Valencia e recebe cartão amarelo.
Paredes ganha de Godin na corrida e cruza para trás. Arévalo Rios, que estava bem posicionado, consegue fazer o corte.
Gargano avança com a bola dominada pelo meio e acerta uma pancada de longe. Dominguez defende em dois tempos e quase complica sua seleção.
Valencia passa novamente por Fucile na ponta direita e descola cruzamento buscando Montero na segunda trave. O defensor Gimenez chega antes do equatoriano e evita o segundo gol dos donos da casa.
Celeste recebe falta na intermediária ofensiva. Mesmo com pelo menos cinco compatriotas esperando o passe na área, Suárez resolve cobrar direto para o gol e manda nas mãos de Domínguez.
Cristian Rodríguez aciona Suárez na meia-lua da área. O atacante do Liverpool não encontra espaço para finalizar entre dois marcadores e sofre desarme.
O volante Noboa tenta puxar contragolpe, após erro de passe cometido por Suárez, e Giménez chega na carrinho para bloquear o avanço do equatoriano.
Uruguai parte para o ataque em busca do gol de empate e Cavani erra passe, mandando a bola pela linha de fundo.
O lateral do Equador Paredes descola cruzamento pela direita e a bola percorre toda a área sem que nenhum jogador conseguisse desviá-la.
Seleção do Equador avança pela direita do ataque neste minuto inicial da etapa complementar.
O árbitro autoriza o início do segundo tempo.
Termina o primeiro tempo.
Suárez bate a infração direto para o gol e Dominguez espalma de maneira hesitante pela linha de fundo.
Suárez parte em jogada individual na meia-esquerda e é derrubado. O Uruguai pode levar perigo na cobrança de bola parada no fim do primeiro tempo.
Antonio Valencia exagera na disposição ao marcar Fucile na defesa e comete falta perto da linha lateral. Na cobrança da infração, Suárez lança para a área e Castillo sobe para cortar o passe.
Luis Suárez invade a área pela ponta esquerda, o zagueiro do Equador Erazo fecha a porta e fica com a bola.
Equador força praticamente todos os seus ataques pelo lado direito. O lateral Fucile não ganha uma jogada contra Antonio Valencia e contra Énner Valencia.
Énner Valencia, um dos principais nomes da partida, recebe falta na meia-direita. Walter Ayovi cobra de lado para Valencia cruzar e, com a bola no ar, o árbitro marca falta a favor dos visitantes.
Cavani tabela com Cristian Rodríguez na entrada da área. Recebe na frente e, quando percebeu que não conseguiria definir a jogada, tenta cavar uma penalidade. O árbitro brasileiro deixa o jogo correr.
Antonio Valencia faz boa jogada pela direita e descola cruzamento na direção do miolo da área. Felipe Caicedo se enrola com Énner, perde alguns segundos e finaliza em cima de Muslera.
Ayovi troca passes com Montero na meia-esquerda e, na hora do cruzamento, carimba o defensor do Uruguai.
Felipe Caicedo recebe passe de Montero no meio, sai costurando a marcação e finaliza de canhota para fora.
O Equador chega com perigo em todos os ataques pela direita, seja com Antonio Valencia, seja com Énner Valencia.
Luis Suárez tenta construir jogada no interior da área, passa pelo marcador e finaliza sobre o alvo.
Paredes alça a bola na área da meia-direita. A esférica desvia no meio do caminho e quase engana o goleiro Muslera.
Uruguai trabalha a bola perto da linha que divide o gramado e tenta partir em busca do empate.
GOOOOLLL DO EQUADOR!!!!! O meia Jefferson Montero aparece na pequena área para completar cruzamento de Valencia e anotar o primeiro tento dos mandantes.
GOOOOLLL DO EQUADOR!!!!!!
Walter Ayovi tabela com Noboa na entrada da área, recebe perto da marca do pênalti e finaliza em cima de Muslera.
Paredes rouba a bola no meio-campo e abre na direita para Valencia. O meia descola cruzamento e a defesa do Uruguai faz seu trabalho com eficiência.
Felipe Caicedo perde a bola ao receber a marcação de Lugano e reclama que teria sido empurrado pelo defensor. O árbitro deixa o jogo correr.
Énner Valencia se livra da marcação de Godin na ponta e faz um cruzamento rasteiro. Lugano chega antes de Caicedo e despacha a bola para longe da área.
Equador gira a bola no campo ofensivo e pressiona os uruguaios.
Paredes parte em velocidade na meia-direita e é travado por Arevalo Rios. Na sequência, Énner Valencia recebe passe na entrada da área e, ao finalizar, manda a bola rente ao travessão.
O volante do Equador Castillo experimenta de longa distância e Muslera acompanha a saída da bola por cima do travessão.
Paredes entra nas pernas de Fucile e o árbitro marca falta a favor da Celeste. A cobrança da infração não sai boa e a defesa equatoriana consegue conter o ataque.
Ayovi também erra passe longo na frente e entrega a posse da bola para os visitantes.
Suárez tenta tramar ataque com seu companheiro de frente Cavani, mas erra passe em profundidade e devolve a bola para o Equador.
Énner Valencia gira sobre a marcação de Godin e sofre falta na meia-direita. Antonio Valencia bate a infração e Lugano alivia o perigo.
Caicedo parte para a cobrança da infração, pega embaixo da bola e manda ela por cima do travessão.
Diego Lugano comete falta dura perto da área e recebe o primeiro cartão amarelo do confronto.
O meia do Manchester United Valencia dispara na ponta direita, descola cruzamento e Fucile corta o passe pela linha de fundo. O próprio Valencia cobra escanteio com passe curto e o Equador prepara nova investida.
A Seleção do Equador troca passes perto da área uruguaia. Noboa recebe na entrada da área, limpa o primeiro marcador e sofre desarme ao insistir na jogada individual.
Noboa faz passe em profundidade buscando Énner Valencia. Ele sofre um desarme ao tentar domínio e fica reclamando que teria sofrido falta.
Antonio Valencia rouba a bola de Fucile na frente, mas não consegue dar sequência ao contra-ataque.
Fucile descola cruzamento e manda a bola direto pela linha de fundo.
Erazo sai à caça de Suárez na linha que divide o gramado e derruba o atacante uruguaio.
Paredes perde a bola ao tentar driblar Fucile e o Uruguai sai para o ataque trocando passes rápidos.
Maxi Pereira faz boa jogada pela direita e aciona Suárez. O atacante do Liverpool tenta um passe rasteiro buscando Cavani dentro da área e o jogador chega alguns segundos atrasado para completar o toque.
Muslera demora a cobrar tiro de meta e recebe vaias dos equatorianos que acompanham a partida no estádio.
Cristian Rodríguez aciona o atacante uruguaio Suárez na entrada da área. Ele tenta limpar a marcação e sofre desarme.
Jogadores de defesa do Equador trocam defesa e seleção da casa prepara novo ataque.
O lateral ex-Santos Fucile descola cruzamento pela direita, Guagua corta o passe de maneira parcial e, na sobra, Gargano finaliza para fora.
Ayovi cobra falta na intermediária ofensiva, Énner Valencia salva na pequena área e por pouco não aproveita o passe.
Uruguai posiciona oito de seus dez jogadores de linha no campo defensivo e aposta no poder ofensivo de sua dupla de atacantes formada por Suárez e Cavani.
Felipe Caicedo, na intermediária ofensiva, tenta construir ataque do Equador em jogada individual e sofre um desarme.
Uruguai avança pela direita com Maxi Pereira, que perde o controle da bola na ponta e deixa ela se perder pela linha de fundo.
O árbitro autoriza o início do primeiro tempo no Equador.
Uruguai: Muslera; Fucile, Lugano, Godin e José Gimenez; Walter Gargano, Arevalo Rios, Cristian Rodríguez e Maxi Pereira; Suárez e Cavani.
Equador: Domínguez; Paredes, Guagua, Erazo e Walter Ayovi; Antonio Valencia, Castillo, Noboa e Jefferson Montero; Énner Valencia e Felipe Caicedo.
As escalações estão definidas pelos técnicos Reinaldo Rueda e Óscar Tabarez.
Mais: o vencedor do confronto pode ultrapassar o Chile na classificação, caso a equipe comandada por Jorge Sampaoli seja derrotada pela Colômbia.
O resultado do confronto entre Equador e Uruguai praticamente define quem fica com um dos quatro acessos diretos para a Copa do Mundo que a Eliminatória Sul-Americana proporciona.
Os dois países somam 22 pontos na tabela de classificação. O desempate é favorável ao Equador, cujo saldo de gols positivo em quatro tentos supera o saldo zerado dos uruguaios.
Boa tarde, internauta. Começa agora a transmissão da partida entre Equador e Uruguai pela Eliminatória Sul-Americana da Copa do Mundo.