As lamentações expressadas pelos clubes de futebol do mundo inteiro nas primeiras horas após a tragédia com o avião da Chapecoense, na Colômbia, está se transformando, aos poucos, em ações práticas para ajudar o time de Chapecó (SC).
Antes mesmo de times brasileiros divulgarem comunicado em conjunto se colocando à disposição para emprestar jogadores à Chapecoense e sugerirem criar uma cláusula garantindo que o clube catarinense não cairá para a Série B nos próximos três anos, também o Racing, da Argentina, ofereceu atletas.
"O Racing se solidariza com as vítimas e para colaborar com algum jogador", disse Victor Blanco, presidente do clube de Avellaneda. Na próxima partida, o Racing vai usar uma camisa com o logo da Chapecoense em preto e branco no centro da camisa.
O Libertad, do Paraguai, colocou seu elenco à disposição para qualquer amistoso de homenagem aos jogadores da Chapecoense. Em Portugal, o Benfica também se ofereceu para ajudar "esportivamente" o clube catarinense.
COMUNICADO OFICIAL DEL CONSEJO DIRECTIVO DEL CLUB LIBERTAD#ForcaChape #TAMOJUNTOCHAPE pic.twitter.com/Huu1JgRPvu
%u2014 Club Libertad (@Libertad_Guma) 29 de novembro de 2016
#ForcaChapeco Racing expresa su dolor y homenajeará al club brasileño llevando su escudo en la camiseta el domingo https://t.co/RfvIxCDEPw pic.twitter.com/Kb2BRnSxKy
%u2014 Racing Club (@RacingClub) 29 de novembro de 2016