A ex-ginasta romena Nadia Comaneci parabenizou a atleta Rebeca Andrade pela conquista da medalha de prata no individual geral na ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com 57,298 pontos, a brasileira ficou atrás da norte-americana Sunisa Lee, que somou 57,433 pontos e manteve a supremacia do país na prova.
Considerada uma das maiores da história, Nadia demonstrou orgulho pela conquista de Rebeca. Nesta quinta-feira, a ex-atleta publicou uma mensagem nas redes sociais dando os parabéns a brasileira.
"Estou muito orgulhosa de você e de sua equipe pelo trabalho árduo e pela dedicação. Você fez história", escreveu.
Sooo proud of you and your team for the hard work and dedication.... You made history #rebecaandrade pic.twitter.com/xTgm2OiQzZ
%u2014 Nadia Comaneci (@nadiacomaneci10) July 29, 2021
Ainda na postagem, a romena resgatou uma foto de Rebeca no início da carreira, em ação no Nadia Comaneci Invitational - competição que reúne jovens talentos da ginástica artística.
"Tudo começou em 2013 aqui em Oklahoma, quando Rebeca venceu como júnior o Nadia Comaneci Invitational. Estou tão orgulhosa do seu trabalho duro. Parabéns, Brasil", completou.
Nadia Comaneci conquistou cinco medalhas de ouro olímpicas, sendo três delas em Montreal (1976) e duas em Moscou (1980). Além disso, faturou mais uma prata e um bronze no Canadá, e duas pratas na Rússia.
Conquista brasileira
Rebeca foi a primeira a competir entre as concorrentes de rotação. Na trave, fez uma apresentação segura e arriscou movimentos que não havia tentado na classificatória. A nota 13.666 (0.100 a mais depois de uma revisão pela arbitragem) a fez cair para a segunda colocação.
Na última apresentação, ao som de Baile de Favela, funk de MC João, Rebeca foi muito aplaudida por sua atuação no solo e garantiu a medalha de prata.
Esta foi a quinta medalha da história do Brasil na ginástica artística - a primeira de uma mulher. Antes, o país havia conquistado um ouro, duas pratas e um bronze, todos por homens.