Contratado com um ano de antecedência e visto como o treinador ideal para consolidar o domínio do Bayern de Munique no futebol mundial, Pep Guardiola parece não estar agradando aos jogadores bávaros em seu primeiro mês no comando da equipe. De acordo com o jornal catalão Sport, muitos atletas têm se mostrado incomodados com as inúmeras mudanças feitas pelo técnico nas primeiras partidas da pré-temporada.
Adepto do futebol da posse de bola e da marcação presada, Guardiola chegou ao Bayern com a missão de melhorar uma equipe campeã europeia, alemã e da Copa da Alemanha na última temporada. Como nos tempos de Barcelona, promoveu, imediatamente, algumas mudanças na equipe titular. Deslocou o volante Javi Martínez para a zaga, bancou Thiago Alcântara entre os onze iniciais, e colocou o lateral Phillipp Lahm no meio-campo, diminuindo a estatura e aumentando a velocidade da equipe.
Acostumados com o estilo mais vertical e objetivo de Jupp Heynckes, ex-treinador do time, os jogadores estariam estranhando as modificações do novo técnico espanhol. “Eu reparei que todo mundo ocupa uma posição diferente da habitual”, relatou Thomas Muller, que agora joga como centroavante. “Nunca vi um treinador que mudasse tantas coisas”, acrescentou Claudio Pizzaro, atacante que vem perdendo espaço com o comandante.
Herói do pentacampeonato europeu bávaro, o holandês Arjen Robben foi mais enfático em sua opinião sobre o novo comandante. “Nunca vi um treinador que mudasse tantas coisas”, bradou.
Ainda adaptando-se ao “estilo Pep Guardiola”, o Bayern de Munique faz sua estreia no Campeonato Alemão na próxima sexta-feira, às 15h30 (de Brasília), diante do Borussia Monchengladbach, na Allianz Arena, em Munique. Atual campeã nacional, a equipe bávara deve encontrar no Borussia Dortmund o seu principal rival na busca pelo bicampeonato.